Destaques da Home | 30 de outubro de 2017 16:25

Estudantes de Direito participam da 4ª Turma Recursal Simulada

Quinze estudantes de Direito da Fundação Getulio Vargas (FGV) participaram nesta segunda-feira (30), da 4ª edição da Turma Recursal Simulada, promovida pela AMAERJ e pela Cojes (Comissão Judiciária de Articulação dos Juizados Especiais do TJ-RJ). O projeto reúne universitários para a prática de sustentações orais a partir de processos reais dos Juizados Especiais Cíveis. Fictícia, a sessão tem o formato de um julgamento e é realizada na Sala de Sessão da Turma Recursal, na Lâmina V do TJ-RJ, no Centro do Rio de Janeiro.

Todos os alunos, que estão entre o 4º e 6º período da graduação, tiveram a oportunidade de participar do simulado. Eles receberam, com antecedência, apostilas com processos reais e defenderam os clientes em uma Turma Recursal do TJ-RJ. Por questões éticas, os nomes das partes foram omitidos do processo.

A proposta é que os estudantes e futuros advogados possam conhecer e se aproximar do Poder Judiciário, principalmente dos juizados, que é o primeiro âmbito de atuação dos estudantes recém-formados.

Os casos são julgados pelos juízes Adriana Santos, Carla Bouzo e Éric Scapim que analisam as melhores fundamentações jurídicas e a postulações (retórica e persuasão). A Turma Recursal é coordenada pelos juízes Paulo Jangutta e Simone Rolim.