Brasil | 17 de agosto de 2017 15:45

‘Estamos aqui não para nos servir, mas para servir ao país’, diz ministro Fux à GloboNews


O ministro do Supremo Tribunal Federal (STF) Luiz Fux concedeu entrevista ao jornalista Roberto D’Ávilla, exibida nesta quarta-feira (16), na GloboNews. Fux abordou temas como o Novo Código Civil, mudanças no financiamento de campanhas eleitorais, mandato de dez anos para ministros do STF, colaboração premiada. Confira alguns trechos da entrevista:

Veja aqui a íntegra da entrevista no GloboNews Play.

Financiamento de campanhas

“Foi por essa razão que nós [STF] vetamos o financiamento de campanha por empresa privada, porque elas não tinham ideologia nenhuma. Doavam para todas e, o que é pior, posteriormente exigiam contrapartida.”

Mandato no Supremo

“O prazo de 10 anos é bastante razoável. Ele gera uma oxigenação do Tribunal e da própria jurisprudência. É um desapego ao cargo, porque nós estamos aqui não para nos servir, mas para servir ao país.”

Delação “monstruosa” do ex-governador do Mato Grosso Silval Barbosa

“Essa operação monstruosa a que eu me referi, ela é monstruosa em relação à quantidade de anexos, à quantidade de delações, indicação de infrações de todos os níveis, vendas de cargos públicos, desvios de recursos, fraudes em licitação. De sorte que ela é monstruosa e, depois da quebra do sigilo, todos poderão concordar com essa minha avaliação.”

Eleições

“Acho muito importante que o magistrado, o juiz, assistam a esse espetáculo democrático, mas interfiram toda vez que houver uma violação à igualdade de chances das pessoas. Algumas infrações, alguns abusos de poder político ou de poder econômico sacrificam a candidatura do adversário.”