AMAERJ | 08 de março de 2019 11:29

‘Estadão’ destaca estudo da AMB sobre a imagem do Judiciário

Magistrados e pesquisadores trataram da pesquisa no Rio de Janeiro

A opinião da sociedade sobre o Judiciário será tema de estudo da AMB (Associação dos Magistrados Brasileiros) e da FGV-Rio (Fundação Getulio Vargas). Nesta quinta-feira (7), a “Coluna do Estadão” destacou a nova pesquisa, que será coordenada pelo ministro do STJ (Superior Tribunal de Justiça) Marco Aurélio Bellizze e subcoordenada pela presidente da AMAERJ e vice Institucional da AMB, Renata Gil. O estudo é feito pelo cientista político Antonio Lavareda.

“Precisamos avaliar a opinião da sociedade para que o Judiciário possa evoluir e ficar cada vez mais forte e independente”, afirmou Renata Gil.

A pesquisa foi discutida, em novembro, em encontro com a participação do presidente do STF (Supremo Tribunal Federal), Dias Toffoli, no Rio de Janeiro. De acordo com Toffoli, o trabalho com as associações de magistrados é importante para promover a união da categoria e conhecer a opinião da sociedade em relação ao Poder Judiciário.

“O Judiciário deve ter segurança jurídica e previsibilidade. Assim como a pesquisa ‘Quem somos. A magistratura que queremos’, este estudo será um marco histórico. As pesquisas são importantes para sairmos do achismo. Precisamos saber de que forma o cidadão vê o Judiciário”, disse o presidente do STF, na reunião.

Leia também: AMAERJ lança site da pesquisa sobre o perfil da magistratura
Prêmio Innovare 2019 abre as inscrições para a 16ª edição
AMAERJ age para recurso das Turmas ir à relatoria nesta sexta

O ministro Bellizze ressaltou que a pesquisa trará resultados favoráveis que serão usados pelo STF na condução do Judiciário.

De acordo com Antonio Lavareda, o estudo apresentará o diagnóstico da imagem da Justiça brasileira baseado nas funções do Judiciário, na percepção da sociedade, na relação com os demais Poderes e na oportunidade de melhorar a comunicação com o cidadão.