Justiça Eleitoral | 04 de setembro de 2019 15:56

Curso da Escola Judiciária Eleitoral do Rio discute o abuso de poder

Servidor do TRE-SP Frederico Alvim e diretora da EJE-RJ Glória Heloiza | Foto: Reprodução/ TRE-RJ

O curso “Abuso de Poder nas Competições Eleitorais”, promovido pela EJE-RJ (Escola Judiciária Eleitoral do Rio de Janeiro), reuniu 40 servidores na sede do TRE-RJ (Tribunal Regional Eleitoral do Rio de Janeiro). O encontro foi aberto pela diretora da Escola, desembargadora eleitoral Glória Heloiza Lima.

Ocorrida na última sexta-feira (30), a palestra contou com a presença do vice-diretor da EJE-RJ, desembargador eleitoral José Alfredo Soares Savedra. A aula foi ministrada por Frederico Alvim, servidor do TRE-SP (Tribunal Regional Eleitoral de São Paulo) e doutor em Ciências Políticas, Sociais e Jurídicas pela Universidade de Lisboa.

Leia também: Associações discutem no Senado o restabelecimento do ATS
Plenário do Senado rejeita PEC que limitaria pedidos de vista e liminares
TJ lança edital de concurso com 50 vagas para juiz substituto

A magistrada Glória Heloiza afirmou que “a escola é um espaço de conhecimento e aprendizado, onde deve ser construída a dinâmica da troca de experiências e valores na promoção do fortalecimento da cidadania”. “Vamos continuar trilhando ações agregadoras para o aperfeiçoamento do processo democrático eleitoral”, disse.

No início do curso, Frederico Alvim traçou os objetivos do encontro. “Espero que, ao final, possamos responder a questões como o que são a legitimidade eleitoral e o poder, como ele se manifesta nas eleições e como afeta a legitimidade dos pleitos, além de avaliar os efeitos negativos do poder em uma determinada eleição”, disse.

Fonte: TRE-RJ