AMB | 16 de abril de 2019 15:21

Encontro nacional reúne magistrados aposentados e pensionistas

Mesa de abertura do encontro | Foto: AMB

Começou nesta segunda-feira (15) o Encontro Nacional de Magistrados Aposentados e Pensionistas da AMB (Associação dos Magistrados Brasileiros). O diretor de Aposentados da AMAERJ, Roberto Felinto, representa a entidade, em São Paulo. A Reforma da Previdência é um dos temas do evento.

O encontro reúne magistrados e pensionistas de diversos Estados até esta terça-feira (16). Com o apoio da Apamagis (Associação Paulista de Magistrados), o evento tem como objetivo fomentar o debate sobre temas de interesse das categorias no âmbito da Justiça Nacional.

“Elaboramos uma programação científica importante para o momento que estamos vivendo, com destaque para a Reforma da Previdência. Uma reforma que atinge o Brasil como um todo”, ressaltou o presidente da AMB, Jayme de Oliveira, que conduziu a abertura do evento.

Leia também: Juiz José Cravo Trazzi morre aos 74 anos
TJ-RJ sedia, nesta quarta (17), lançamento do ‘Anuário da Justiça’
Tribunal julga inconstitucionais 80% das leis questionadas em 2018

Oliveira destacou a importância de todos estarem unidos neste momento difícil pelo qual passa a magistratura e o país. “A adversidade é motivo de união.”

Os impactos da Reforma da Previdência proposta pelo governo federal foram debatidos na abertura. O diretor-adjunto de Relações Internacionais da AMB e presidente da Federação Latina-Americana de Magistrados (Flam), Walter Barone, falou sobre a experiência no Chile, onde o regime de capitalização inspira a reforma proposta pelo governo brasileiro. O resultado no país andino, segundo ele, não cumpriu o prometido. “O tema está na ordem do dia e precisa ser discutido”, ressaltou.

“Nós aposentados e pensionistas não tivemos culpa. Trabalhamos muito para, agora, sermos vistos como se fôssemos culpados pela situação que o Brasil passa”, frisou Roberto Felinto, também subcoordenador de Aposentados da AMB.

Encontrar caminhos para um futuro melhor também foi destaque na fala do desembargador aposentado do TJ-SP Renzo Leonardi. “Estamos aqui em uma verdadeira missão de salvar quem trabalhou a vida inteira e tem de viver com as agruras. Nosso lema será unidos para sempre”, disse.

Homenagem

Durante a abertura, foi prestada homenagem a Eneida Barbosa, fundadora do Departamento de Pensionistas da AMB e da Ajuris (Associação dos Juízes do Rio Grande do Sul). Dona Eneida, como era conhecida, morreu aos 86 anos, em 17 de março.

Fonte: AMB