AMAERJ | 08 de abril de 2019 16:16

Juízes do Brasil e Portugal discutem prisões de magistrados na Turquia

Encontro é promovido pela Associação Sindical dos Juízes Portugueses e pela AMB

O associativismo judicial e a defesa das prerrogativas dos magistrados foram temas debatidos, nesta segunda-feira (8), no “Encontro das Associações de Juízes de Portugal e do Brasil”. A presidente da AMAERJ, Renata Gil, participou do evento, em Lisboa (Portugal). Os magistrados discutiram o caso dos 4.000 juízes e promotores afastados do cargo e presos na Turquia.

Desde 2016, após fracassada tentativa de golpe militar no país, o governo turco determinou a prisão de milhares de pessoas, entre elas membros do Judiciário e do Ministério Público.

O presidente da Associação Europeia de Juízes, José Igreja Matos, fez palestra sobre o declínio da independência judicial no continente. Ele contou como a entidade vem ajudando os magistrados presos e falou sobre o momento de ameaça à ordem democrática.

Leia também: Juiz turco que lutou pela independência do Judiciário ganha prêmio de Direitos Humanos
AMAERJ repudia publicação da OAB-RJ
‘Magistratura é uma atividade de risco’, afirma Renata Gil
Maria da Glória Bandeira de Mello é promovida a desembargadora do TJ-RJ

O encontro é promovido pela ASJP (Associação Sindical dos Juízes Portugueses) e pela AMB (Associação dos Magistrados Brasileiros).

Cerca de 15 presidentes de associações estaduais do Brasil estiveram no evento para debater a carreira da magistratura no mundo. Os presidentes Manuel Henrique Soares (ASJP) e Jayme de Oliveira (AMB) fizeram a abertura do encontro.

Presidente Renata Gil