Educação | 27 de setembro de 2019 16:31

Em novembro, mediação será debatida em congresso no Rio

De 6 a 8 de novembro, no Centro de Convenções Firjan (Centro do Rio), acontecerá o 3º Congresso Internacional CBMA de Mediação. Promovido pelo Centro Brasileiro de Mediação e Arbitragem (CBMA), o encontro reunirá especialistas de mediação do Brasil e do mundo.

A inserção da tecnologia no ambiente de mediação e os desafios éticos e culturais a serem enfrentados pelo contexto das mediações internacionais serão assuntos discutidos, assim como os impactos da Convenção de Singapura, recém-assinada. Clique aqui para se inscrever no congresso.

O diretor-geral da EMERJ (Escola da Magistratura do Estado do Rio de Janeiro), André Andrade, participará do evento. Entre os palestrantes confirmados estão à ministra do STJ (Superior Tribunal de Justiça) Nancy Andrighi, o desembargador federal do TRF-2 (Tribunal regional Federal da 2ª Região) Abel Gomes, o juiz federal Erik Navarro e a advogada Ana Tereza Basílio.

Leia também: Juiz Sergio Ribeiro fala dos entraves à adoção para ‘GloboNews’
Podcast da AMAERJ trata dos vetos presidencias à Lei de Abuso
Ouvidor do TRE participa de seminários no Rio de Janeiro

Os encarregados da coordenação cientifica são o presidente do Centro Brasileiro de Mediação e Arbitragem (CBMA), Gustavo Schmidt; a vice-presidente de Mediação da CBMA, Andrea Maia; a advogada e diretora de Mediação da CBMA, Mariana Souza; e o procurador de Justiça Humberto Dalla, do Rio de Janeiro.

A diretora de mediação explicou a importância de debater o assunto. “Estamos em um momento em que os tribunais são os grandes resolvedores de conflitos. Então, a população recorre ao Judiciário como primeira forma de resolver problemas. Isso nos levou a uma situação em que temos cerca de 100 milhões de processos em andamento no país, o que é insustentável. O Poder Judiciário acaba cuidando das questões mais complexas às mais simples, sendo que grande parte pode ser resolvida extrajudicialmente. A mediação é um excelente método para a resolução de conflitos, de forma prévia, como uma alternativa para pessoas recorrerem, sem envolver o Poder Judiciário”, disse Mariana.

Veja abaixo os moderadores confirmados.