AMAERJ | 10 de junho de 2019 14:55

Renata Gil destaca importância do aperfeiçoamento dos juízes

Nesta segunda-feira (10), 28 juízes concluíram o 2º curso de formação continuada “Gestão de Processo Eletrônico”, promovido em parceria pela AMAERJ e pela EMERJ (Escola da Magistratura do Estado do Rio de Janeiro). No encerramento, a presidente da Associação e coordenadora do curso, Renata Gil, falou sobre o trabalho da AMAERJ que possibilita aos juízes participar de cursos de aperfeiçoamento e capacitação nas escolas de magistratura e em universidades do exterior.

“No ano passado, fiz um curso na Universidade de Harvard que mudou a minha vida. Gostaria que todos os magistrados tivessem essa oportunidade. Por isso, a AMAERJ está fazendo parcerias com a EMERJ e universidades internacionais. Queremos criar cursos de uma a duas semanas, aproximadamente, para que todos possam vivenciar essa experiência”, disse.

Leia também: AMAERJ promove curso de Direito Processual Civil em Lisboa
Podcast celebra os 65 anos da Associação dos Magistrados
Magistrada condena TV Globo a conceder direito de resposta a juíza leiga

A presidente Renata Gil lembrou que a Associação organizou, com sucesso, seu primeiro curso internacional – “Temas de Direito Processual Civil Português” – no início de maio, em Lisboa (Portugal). Ela destacou que a magistratura estadual precisa estar presente na Academia, como já acontece com os juízes federais.

“Em Harvard, aprendemos muito sobre inteligência artificial, como isso influencia o nosso trabalho, como a tecnologia caminha com a Justiça. Ainda não sabemos até que ponto o uso da tecnologia no Judiciário é efetivamente bom, mas precisamos debater esse tema, algo que os juízes federais já fazem há muito tempo. Nesse curso nos EUA, 35 juízes federais do Rio de Janeiro participaram das aulas. Precisamos estar lá também. A AMAERJ vai criar um catálogo de cursos permanentes.”

Renata Gil também falou sobre a atuação da AMAERJ em defesa dos magistrados em relação à Reforma da Previdência e aos novos atos da Administração do Tribunal de Justiça do Rio de Janeiro. “Estamos trabalhando ativamente e atentamente para minimizar os impactos na vida de vocês”, afirmou.

O curso “Gestão de Processo Eletrônico” surgiu a partir da solicitação dos juízes de Niterói diante dos novos atos do Tribunal de Justiça do Rio de Janeiro. As aulas foram ministradas pelos magistrados Alberto Republicano, Daniela Ferro, Fábio Porto, Neusa Regina Alvarenga, Renata Guarino, Rodrigo Moreira Alves e Tatiana Pereira Nunes. “Agradeço profundamente aos colegas que se dispuseram a passar para vocês o conhecimento que eles têm em cada área de atuação”, disse a presidente da AMAERJ.