AMAERJ | 06 de fevereiro de 2019 15:54

Eleição direta, permuta e questão salarial pautam reunião da AMB

Foto: AMB

A valorização da magistratura foi o tema prioritário da primeira reunião do Conselho de Representantes da AMB (Associação dos Magistrados Brasileiros) em 2019. A presidente da AMAERJ e vice Institucional da AMB, Renata Gil, participou do encontro nesta quarta-feira (6), em Brasília. Os magistrados defenderam a retomada do movimento nacional por eleições diretas nos tribunais.

Os presidentes das associações regionais de magistrados e integrantes da diretoria da AMB trataram, ainda, da regulamentação da permuta de magistrados estaduais e da questão remuneratória da classe. Os juízes definiram as estratégias de atuação da entidade para a VTM (Valorização por Tempo da Magistratura e do Ministério Público), o antigo ATS (Adicional por Tempo de Serviço), prevista na PEC (Proposta de Emenda à Constituição) 63/2013.

Leia também: Renata Gil trata de valorização dos aposentados em reunião da AMB
AMB pede anulação de recomendações da Corregedoria Nacional
Posse no TJ tem silêncio por Brumadinho e elogio à AMAERJ

Outro tema debatido na reunião foi a Reforma da Previdência. Após a apresentação do novo projeto pelo governo federal, a AMB contará com apoio especializado para analisar o texto e construir as propostas a serem formuladas pela magistratura.

O presidente da AMB, Jayme de Oliveira, conduziu o encontro. Desde esta terça-feira (5), a presidente Renata Gil participou das reuniões do Conselho Executivo, do Conselho de Representantes e dos Departamentos da Justiça Estadual e dos Aposentados da associação.

70 anos

Em 2019, a AMB celebrará 70 anos de fundação. Foram definidos na reunião os eventos comemorativos da histórica data. Haverá sessões solenes no Congresso Nacional e no STJ (Superior Tribunal de Justiça), em setembro; realização de jogos comemorativos de aniversário, de 12 a 14 de setembro, em Brasília; e de jogos de futebol das seleções regionais, em outubro, em Manaus (AM).

Foto: AMB