Justiça Eleitoral | 15 de abril de 2019 17:44

EJE cria espaço de memória e homenageia desembargadores

Desembargador Fernando Cerqueira Chagas

Diretor da Escola Judiciária Eleitoral do Rio de Janeiro (EJE-RJ) em 2017, o desembargador Fernando Cerqueira Chagas (11ª Câmara Cível do TJ-RJ) será homenageado pela EJE-RJ, com a inauguração de um quadro no dia 29, às 17h. No evento, será aberto o Espaço de Memória Eleitoral Desembargador José Joaquim da Fonseca Passos.

Leia também: Vagas esgotadas para curso sobre gestão de processo eletrônico
TJ-RJ aposta na tecnologia para lidar com demandas de massa e execuções fiscais
Entidades da Justiça e governos assinam acordo para proteção da Primeira Infância

No local, serão expostos bens e documentos históricos do TRE coletados pela Cemel (Comissão Regional do Projeto Memória Eleitoral). O espaço homenageia Fonseca Passos, morto em 2016. Ele foi juiz eleitoral de 1963 a 1974. Após a fusão do Estado do Rio de Janeiro com o Estado da Guanabara, assumiu a Corregedoria do Tribunal Regional Eleitoral (TRE), onde ficou até 1979. Tornou-se presidente do TRE-RJ, em 1985, e permaneceu no cargo até a aposentadoria, em 1989.

Pai do desembargador Carlos Eduardo da Rosa da Fonseca Passos (18ª Câmara Cível do TJ-RJ), José Joaquim da Fonseca Passos teve uma rica atividade profissional e associativa e marcou história no Judiciário fluminense. Ele foi o 13º presidente da AMARJ (Associação dos Magistrados do Rio de Janeiro), no biênio 1980-1981.

O evento acontecerá no Hall da EJE-RJ (Avenida Presidente Wilson, nº 198, 2º andar, Castelo, Rio de Janeiro).

Desembargador José Joaquim da Fonseca Passos