Destaques da Home | 04 de dezembro de 2017 12:41

‘É preciso tirar o manto de obscuridade das torcidas organizadas’, diz Rubioli ao Fantástico

O programa Fantástico, da TV Globo, exibiu neste domingo (3) reportagem sobre a distribuição gratuita de ingressos por clubes de futebol para as torcidas organizadas. De acordo com as investigações do Ministério Público, o esquema alimenta o cambismo e a violência nos estádios. “Os clubes fomentam e subvencionam as torcidas. É preciso tirar o manto de obscuridade das organizadas”, disse o juiz Marcello Rubioli (titular do Juizado Especial do Torcedor e dos Grandes Eventos do TJ-RJ).

As investigações no Rio começaram em março de 2016, com gravação de telefonemas autorizadas pela Justiça. Os clubes dão ingressos de graça e, em troca, recebem apoio político. Na sexta-feira (1º), equipes da Polícia Civil foram para a rua cumprir mandados em diferentes endereços de dirigentes e torcedores.

Leia também: Revista FÓRUM: Combate à violência
‘Nós temos leis, e elas têm que ser cumpridas’, diz Marcello Rubioli
Filme sobre Plantão Judiciário vence festival de audiovisual

“De 20% a 30% dos membros de torcida organizada conduzidos ao Juizado têm mandados de prisão pendentes. Não adianta extinguir a torcida organizada, tem que saber quem é a torcida organizada, identificar os membros”, disse Rubioli.

Assista aqui à reportagem do Fantástico.