Notícias | 04 de outubro de 2012 15:37

Diretoria e presidentes de Regionais participam de reunião do TRE-RJ

O 1º vice-presidente da Amaerj, Antonio Augusto de Toledo Gaspar, e os presidentes de regionais Felipe Pinelli Pedalino – Campos dos Goytacazes, Afonso Henrique Catrioto Botelho – Petrópolis, e Fernando Luis Gonçalves Moraes – Nova Friburgo participaram nesta quarta-feira (3),do encontro promovido pelo Tribunal Regional Eleitoral do Estado do Rio de Janeiro (TRE-RJ), no auditório da Emerj. O objetivo do evento foi apresentar aos  juízes eleitorais do estado o planejamento estratégico de segurança para as eleições 2012. Os magistrados, em entrevista exclusiva à Assessoria de Imprensa da Amaerj,  apontaram as medidas que irão adotar para coibir os principais crimes eleitorais no dia da votação.

O juiz Antonio Augusto de Toledo Gaspar, corregedor eleitoral do TRE-RJ e 1º vice-presidente da Amaerj, garante que a ideia do Tribunal Regional Eleitoral do Rio (TRE-RJ) nestas eleições é construir um marco divisor no planejamento de segurança das eleições no estado. Segundo o corregedor, o lema da campanha do TRE-RJ nessas eleições é “tolerância zero com os crimes de boca de urna”.  O magistrado foi firme ao falar sobre as medidas de segurança adotadas pelo Tribunal Eleitoral. “No dia das eleições vamos coibir, vamos prender e vamos punir aqueles praticantes principalmente do crime de boca de urna. Agora estamos justamente nos equipando para este fim. Pode ser que no dia haja alguma coisa que nos surpreenda, mas estamos nos aparelhando para que não haja, para que consigamos enfrentar isso logo no início do dia, para impedir que a compra de votos e que outros ilícitos eleitorais se perpetuem no dia das eleições”, garantiu o corregedor.

O juiz Felipe Pinelli Pedalino, que atua na 99ª Zona Eleitoral de Campos de Campos dos Goytacazes e preside a 2ª Seção Regional da Amaerj, acredita que nessas eleições o controle das infrações e atos ilícitos cometidos pelos candidatos, partidos e coligações será melhor do que nas últimas eleições. Segundo o magistrado, “foram tomadas providências mais cedo e já há uma orientação prévia em relação a como proceder diante de crimes cometidos e problemas que possam existir”, afirmou.

O juiz Fernando Luis Gonçalves Moraes, que atua na 81ª Zona Eleitoral de Nova Friburgo e preside a 5ª Seção Regional da Amaerj, adotou em seu primeiro ano de atuação como juiz eleitoral uma postura preventiva para evitar qualquer problema no dia das eleições. “Já estamos implementando em Nova Friburgo uma política de segurança para justamente evitar qualquer situação  ilícita no dia das eleições. Na última eleição eu ainda não atuava como juiz eleitoral, mas Friburgo não é uma comarca que tenha um histórico de problemas, então esperamos que isso seja mantido e que não haja nada de excepcional”. O magistrado ainda destacou que “a infração que mais nos preocupa é a ‘boca de urna’ e é onde vamos atuar com mais rigor”.

Para o juiz Afonso Henrique Catrioto Botelho, titular da 2ª Vara Criminal da Comarca de Petrópolis e presidente da Regional da Amaerj na mesma cidade, as infrações devem ser combatidas e punidas com rigor máximo. “Não tem tolerância, em caso de ato ilícito será prisão na hora, com o encaminhamento para a delegacia, para responder a processo criminal”, concluiu o juiz.

Fonte: Assessoria de Imprensa da Amaerj