Notícias | 18 de março de 2011 16:27

Dilma nomeará sete novos ministros para o STJ

A presidente Dilma Rousseff deve indicar, nos próximos dias, três novos ministros para o STJ. Ela recebeu, há um mês, três listas tríplices com nomes de advogados que ocuparão o cargo de ministro nas vagas destinadas ao quinto constitucional da Advocacia.

Com a ida do ministro Luiz Fux para o STF e a publicação da aposentadoria compulsória imposta pelo CNJ ao ministro Paulo Medina, duas outras vagas para desembargadores de tribunais estaduais foram abertas.

As outras duas cadeiras que ficarão vazias, nas próximas semanas, são a do ministro Aldir Passarinho Junior, que – aos 58 de idade – adiantou a aposentadoria e deixa o tribunal em abril, e do ministro Hamilton Carvalhido, que será alcançado pela compulsória (70 de idade) em 10 de maio. As vagas são destinadas, respectivamente,?a juiz oriundo de TRFs e ao quinto constitucional do Ministério Público.

No caso das três listas da Advocacia, os nove candidatos já participaram, individualmente, de conversas com o ministro da Justiça, José Eduardo Cardozo, ao longo do mês de fevereiro. A iniciativa evita que os candidatos tenham de se submeter a uma corrida por um espaço na agenda ministerial.? As especulações dão?apenas um nome como?favorito; o de Antônio Carlos Ferreira, advogado de carreira da Caixa Econômica Federal e ex-diretor jurídico da instituição. Ele foi o mais votado pelos ministros do STJ, dos quais obteve 28 dos 29 votos possíveis do colegiado.

Fonte: Jornal do Comércio – RS