Destaques da Home | 18 de maio de 2018 15:30

Dias Toffoli fala sobre uso de meios digitais em seminário na Rússia

Ministro citou a criação da Câmara de Conciliação e Arbitragem da Administração Federal como exemplo de solução de conflito | Foto: Reprodução TV Globo

Sede da Copa do Mundo de 2018, a Rússia recebe magistrados e juristas de 80 países para discutir a modernização das práticas legais e a integração dos sistemas jurídicos no mundo. O ministro do Supremo Tribunal Federal (STF) Dias Toffoli participa do Fórum Legal Internacional, em São Petersburgo, que termina neste sábado (19).

Leia também: ‘Papel do juiz é aplicar o ordenamento jurídico’, diz Saldanha sobre ativismo judicial
AMAERJ requer ao TJ-RJ prorrogação de prazo para analisar projeto das varas criminais
Pesquisador da Universidade Paris 1 visita o TJ-RJ

Ele falou para mais de 4 mil participantes sobre o uso de ferramentas digitais para resolução de disputas judiciais. O ministro citou a Câmara de Conciliação e Arbitragem da Administração Federal (CCAF), criada quando foi advogado-geral da União. O órgão contribui para a busca por solução de disputas em órgãos públicos.

“Falamos a respeito das resoluções de conflito online. No Conselho Nacional de Justiça a ministra Cármen Lúcia implementou um novo sistema para o Judiciário brasileiro em que uma das partes, através de sistemas digitais, procuram a outra para tentar uma solução mediada através do meio digital. É o Judiciário se preparando para esse novo mundo da tecnologia”, disse o ministro ao Jornal Nacional, da TV Globo.

Confira a íntegra da reportagem.