Brasil | 24 de setembro de 2018 16:41

Dias Toffoli comenta sobre eleições e pautas jurídicas em entrevista a jornal

Presidente do STF e do CNJ, Dias Toffoli | Foto: Nelson Jr./ SCO/ STF

O presidente do STF e do CNJ, Dias Toffoli, foi entrevistado nesta segunda-feira (24) pelo jornal Folha de S. Paulo. O ministro respondeu perguntas sobre decisões de ministros, a campanha e o resultado das eleições presidenciais deste ano, condenação em segunda instância, entre outros assuntos. 

O ministro assumiu interinamente a Presidência da República neste domingo (13), devido à presença de Michel Temer na Assembleia Geral da ONU, em Nova York (EUA).

Leia também: Toffoli assume a Presidência da República, sanciona leis e nomeia integrante do CNJ
Sergio Cavalieri fará palestra na EMERJ sobre Tribunais de Contas
Ministro da Justiça e magistrados debatem a Constituição nesta sexta-feira

Dias Toffoli comentou sobre seu posicionamento na futura discussão, na Suprema Corte, da condenação em segunda instância. “Uma nação se faz com instituições fortes. As pessoas passam, as instituições ficam. O presidente do STF tem que preservar as questões institucionais acima de seus desejos ou vontades pessoais”, respondeu.

Toffoli também foi questionado sobre as decisões de juízes indicados. O ministro falou sobre a independência e autonomia de ministros do STJ (Superior Tribunal de Justiça) e do STF e prosseguiu: “Estão subordinados às leis e à Constituição. Não têm mais nenhuma relação com o passado. Como eu disse em minha posse, essa Casa transforma todo mundo. Ninguém entrou aqui e permaneceu com as mesmas ideias, as mesmas convicções ou posições. A instituição é mais forte do que nós”.

Sobre o resultado das eleições, o ministro foi categórico: “Qualquer que seja o resultado, será respeitado”.

Para ler a entrevista na íntegra, acesse o site da Folha de S. Paulo.

Fonte: Folha de S. Paulo