Notícias | 07 de dezembro de 2017 11:22

Dia da Justiça terá entrega de Colar do Mérito Judiciário

Juiz Carlos Alfredo Flores da Cunha (post mortem) e desembargadora Cíntia Santarém Cardinali serão homenageados

O juiz Carlos Alfredo Flores da Cunha (post mortem) e a desembargadora Cíntia Santarém Cardinali serão homenageados no Dia da Justiça, em 8 de dezembro, com o Colar do Mérito Judiciário, concedido pelo TJ-RJ. A cerimônia será no 10º andar do Palácio da Justiça, no Centro do Rio.

Leia também: Dia da Justiça terá Missa em Ação de Graças no TJ-RJ

Rodrigo Maia e Raquel Dodge participam de Seminário Internacional sobre Direito da Água, sexta-feira, no TJ-RJ

Ao todo, serão homenageadas 23 personalidades que prestaram relevantes serviços à cultura jurídica e ao Judiciário fluminense, entre magistrados, servidores, juristas e outras autoridades. As comemorações pelo Dia da Justiça começam às 10h com a celebração de culto ecumênico no foyer do 10º andar do TJ-RJ.

Às 11h será realizada a solenidade de inauguração do retrato do desembargador Luis Fernando Ribeiro de Carvalho, presidente no biênio 2015/2016 na Galeria de Retratos dos Presidentes do Tribunal. Às 11h30, no Plenário da Lâmina Central do Palácio da Justiça, acontece a solenidade de homenagem às autoridades.

Carlos Alfredo Flores ingressou na magistratura fluminense em 1993, atuou em varas cíveis, de família e de órfãos e sucessões. Ele morreu em 2013, aos 48 anos, após a queda do monomotor em que viajava na Lagoa do Marine, em São José do Imbassaí, distrito de Maricá, na Região Metropolitana do Rio de Janeiro.

Promovida a desembargadora em agosto, Cíntia Cardinali também tomou posse como juíza em 1993. Atuou em varas cíveis, de família, criminais, juizados especiais e turmas recursais. Também atuou como JDS (Juiz Desembargador Substituto de Segundo Grau) na 25ª Câmara Cível.

O Colar do Mérito do Judiciário foi instituído em 1974. É uma medalha tipo comenda, em metal dourado, esmaltada em azul e branco, tendo ao centro a insígnia do Estado do Rio de Janeiro, com a inscrição “Tribunal de Justiça, ano de 1974”, a ser usada com fita azul e branco.

Veja a lista completa dos homenageados com o Colar:

Receberão o “Colar do Mérito Judiciário” as seguintes autoridades: desembargador José Jacindo Costa Carvalho, vice-presidente do Tribunal de Justiça do Distrito Federal e dos Territórios; desembargadora federal Nizete Antonia Lobato Rodrigues Carmo, corregedora-geral do Tribunal Regional Federal da 2ª Região; desembargador federal Marcelo Augusto Souto de Oliveira, diretor da Escola Judicial do Trabalho da 1ª Região; juiz José Arimatea Neves Costa, presidente da Associação de Magistrados do Estado do Mato Grosso; juiz Hildebrando da Costa Marques, do Tribunal de Justiça do Estado do Mato Grosso; juíza Telma Angélica Figueiredo, juíza auditora corregedora da Justiça Militar da União; juiz Jorge Marcolino dos Santos, juiz auxiliar da 1ª Auditoria da 1ª Circunscrição Judiciária Militar; e os magistrados do TJRJ desembargadora Cíntia Santarém Cardinali e juiz Carlos Alfredo Flores da Cunha (post mortem). Serão homenageados com o colar os servidores do TJRJ Josias Gomes da Silva, oficial de Justiça Avaliador, e os analistas judiciários Luiz Cardoso de Abreu Xavier e Denise Ramos Alves Andrade.

Também receberão a comenda José Eduardo Ciotola Gussem, procurador-geral da Justiça do Estado do Rio de Janeiro; Márcio Klang, procurador de Justiça do Estado do Rio de Janeiro; professor Max Suell Dutra, da Universidade Federal do Rio de Janeiro; os advogados Luiz Henrique Oliveira do Amaral e Paulo Cesar Pinheiro Carneiro; vice-almirante Claudio Portugal de Viveiros, comandante do Primeiro Distrito Naval; vice-almirante Jorge Armando Nery Soares, comandante do Pessoal de Fuzileiros Navais; general de Divisão Carlos Alberto dos Santos Cruz, secretário nacional de Segurança Pública; general de Brigada Mauro Patrício Barroso; e Sidrack de Oliveira Correia Neto, secretário de Patrimônio da União.