Notícias | 22 de fevereiro de 2011 17:33

Desembargador Ricardo Bustamante se despede

O Órgão Especial do Tribunal de Justiça do Estado do Rio de Janeiro (TJ-RJ) se despediu ontem do desembargador Ricardo Silva de Bustamante. O magistrado completará 70 anos no dia 27 deste mês e se aposentará pela compulsória.

Em sua última participação no colegiado, onde atua como suplente, ele foi homenageado pelos seus pares. No início da sessão, o presidente do TJ-RJ, desembargador Manoel Alberto Rebêlo dos Santos, agradeceu ao colega pela grande colaboração e dedicação à magistratura fluminense.

“A aposentadoria de Vossa Excelência será uma grande perda para o tribunal. Falo isso em nome de todos os membros deste Órgão Especial, pois tenho certeza que todos gostariam de fazer manifestações a seu respeito”, destacou o presidente.

Ele ainda brincou dizendo que todas as declarações sobre o desembargador prescindem de embargos.

Entre os que prestaram homenagem ao desembargador Ricardo Bustamante esteve o corregedor-geral da Justiça, desembargador Antonio José Azevedo Pinto.

Ele contou que foi seu colega de faculdade e que sentia saudades das discussões “acaloradas” que tinham quando eram estudantes. “Era um tempo muito bom, de muita camaradagem.

A capacidade nata de liderança de vossa excelência, que já existia na época em que era defensor público, foi se aprimorando ao longo do tempo”, declarou o corregedor.

O procurador Antônio José Campos Moreira, representante do Ministério Público, também elogiou o trabalho que o desembargador desenvolveu ao longo do exercício da magistratura.

“O desembargador deixará um vazio neste tribunal, mas servirá de modelo para os novos magistrados que ainda estão por vir”, disse.

Emocionado, o desembargador Ricardo Bustamente proferiu poucas palavras em seu discurso de despedida. Ele agradeceu as declarações de afeto e carinho que recebeu de seus colegas e lembrou que sua história na carreira jurídica começou em 1967. “Essa história vai continuar na lembrança, na memória, para sempre”, completou.

Natural de Santo Antônio de Pádua, o desembargador Ricardo Silva de Bustamante ingressou no curso de Direito em 1963 e formou-se em 1967 pela Universidade Federal Fluminense (UFF). Em junho de 1970, ele foi aprovado no concurso de delegado de Polícia do Estado do Rio de Janeiro e, em dezembro do mesmo ano, foi aprovado no concurso para defensor público. Em janeiro de 1984, ingressou na magistratura após ser aprovado em concurso e foi promovido a desembargador em 2001. Atualmente, preside a 1ª Câmara Criminal do TJ-RJ, sendo membro suplente do Órgão Especial e diretor da área penal do Centro de Estudos e Debates (Cedes).

Fonte: Jornal do Commercio