AMAERJ | 23 de agosto de 2017 14:34

Deputados do Rio de Janeiro repudiam rezoneamento eleitoral

Presidente da AMAERJ, Renata Gil, participou da audiência pública da Alerj sobre o rezoneamento

Os deputados estaduais do Rio de Janeiro assinaram um manifesto de repúdio ao rezoneamento eleitoral, determinado pelo Tribunal Superior Eleitoral (TSE). A nota contra a medida será encaminhada para o TSE, o ministro do STF Celso de Mello (relator da Ação Direta de Inconstitucionalidade) e deputados federais. O manifesto é resultado de audiência pública da Alerj (Assembleia Legislativa), na quinta-feira (17), que teve a participação da presidente da AMAERJ, Renata Gil.

No texto, os deputados afirmam que o rezoneamento tende a facilitar a prática de crimes eleitorais, pela precarização do processo fiscalizatório. “A medida segue na contramão do esforço que vem sendo realizado para oferecer uma Justiça Eleitoral célere, estruturada e comprometida com a lisura do processo eleitoral”, diz a nota.

Elaborado pela Comissão Especial da Alerj sobre o Rezoneamento, o manifesto destaca que o Rio de Janeiro perderá mais de 100 zonas eleitorais. “Esta Comissão não poderia deixar de manifestar o repúdio a tais mudanças que configuram o desmantelamento da Justiça Eleitoral no Estado, pelo seu enfraquecimento e sucateamento.”

Veja mais: Alerj enviará manifesto contra o rezoneamento eleitoral para TSE, STF e Congresso

Leia abaixo a íntegra do manifesto de repúdio: