Notícias | 16 de fevereiro de 2011 14:40

Delegada Martha Rocha é a nova chefe de Polícia Civil do RJ

A Secretaria estadual de Segurança informou no começo da noite desta terça-feira (15) que a delegada Martha Rocha é a nova chefe de Polícia Civil do Rio de Janeiro. Ela é a primeira mulher a ocupar o cargo. Atualmente, a delegada está na direção geral da Divisão de Polícias de Atendimento à Mulher (DPAM).

A delegada Martha Rocha entrou na Polícia Civil em 1983. Ela começou sua carreira policial como única mulher no plantão da 14ª DP (Leblon). Martha foi delegada titular da 15ª (Gávea), 12ª DP (Copacabana), 18ª (Praça da Bandeira), 20ª DP (Grajaú) e 37ª (Ilha do Governador). Ela inaugurou a Delegacia de Atendimento à Mulher (DEAM), em Campo Grande, na Zona Oeste, e também esteve à frente da DEAM, no Centro da cidade. Em 1999, ela ocupou o cargo de subchefe de polícia. Martha Rocha também já atuou como corregedora de polícia, informou a Secretaria de Segurança.

A delegada foi ainda vice-presidente da Comissão de Organização da Polícia Civil na Rio 92 e implantou a Delegacia de Atendimento ao Turista (DEAT), além de ter sido professora da Academia de Polícia.

Enquanto atuou como delegada titular da 15ª DP (Gávea), ela foi a responsável pelas investigações do sequestro ao ônibus 174, em 2000, que terminou com a morte de uma refém e do sequestrador. Na época, ela indiciou o comandante do Bope, que participava da operação.

O delegado Allan Turnowski deixou o cargo de chefe de Polícia Civil do Rio nesta terça-feira. A informação foi divulgada em nota oficial pela Secretaria estadual de Segurança.

Turnowski também divulgou nota oficial em seguida, em que agradece pela oportunidade de ter comandado a Polícia Civil.

Fonte: G1