AMAERJ | 29 de novembro de 2018 13:36

‘Dedico este prêmio a todos os magistrados’, diz Renata Gil em homenagem da Câmara

A presidente da AMAERJ e vice Institucional da AMB, Renata Gil, dedicou aos magistrados o Diploma Mulher-Cidadã Carlota Pereira de Queirós 2018, entregue no Plenário da Câmara dos Deputados nesta quinta-feira (29). “Só estou aqui em razão da profissão que abracei. A magistratura me inspira e me motiva. Dedico este prêmio a todos os magistrados brasileiros”, destacou.

Renata Gil lembrou que até 1827 as mulheres não podiam nem estudar.

“Só com a Lei da Educação foi permitida a criação de escolas para meninas, principalmente para estudos de culinária e cuidados da casa. A superação destas barreiras dependeu muito da coragem das mulheres que participam do movimento feminino desde cedo, galgando espaços na sociedade, como a própria Carlota e tantas outras que venceram os desafios.”

A presidente da AMAERJ ressaltou que o quadro de desigualdade ainda é muito grande. “No Parlamento, o crescimento do número de mulheres ainda é lento. No Judiciário, temos feito um trabalho para descobrir quais empecilhos impedem essas mulheres de alcançar os cargos de liderança”, afirmou.

Leia também: Renata Gil ganha o Diploma Mulher-Cidadã 2018 da Câmara dos Deputados
AMAERJ promove, em Lisboa, curso de Direito Processual Civil Português
Paulo Cezar Pinheiro Carneiro lança dois livros em 6 de dezembro

A presidente da Comissão de Defesa dos Direitos da Mulher, Ana Perugini (PT-SP), presidiu a sessão, que contou com a presença do vice-presidente da Câmara, Fábio Ramalho (PMDB-MG); do ministro do STJ Marco Aurélio Buzzi; das deputadas Benedita da Silva (PT-RJ), Carmen Zanotto (PPS-SC) e Jandira Feghali (PCdoB-RJ); a secretária da Secretaria Nacional de Políticas para Mulheres, Andreza Winckler Colatto; do presidente da AMB, Jayme de Oliveira; e da vice-presidente Administrativo da AMB, Maria Isabel da Silva.

Também foram condecoradas a vereadora do Rio Marielle Franco (in memoriam), representada pelos pais; Alzira Soriano (ex-prefeita de Lajes, Rio Grande do Norte, in memoriam); Ana Cristina Ferro Blasi (ex-integrante do TRE-SC) e Mônica Spada e Sousa (uma das criadoras do projeto “Donas da Rua”). O site da AMAERJ transmitiu a homenagem ao vivo.

O prêmio é destinado às mulheres responsáveis por trabalhos ou ações que tenham contribuído para o pleno exercício da cidadania, na defesa dos direitos da mulher e nas questões de gênero no Brasil. Renata Gil foi a mais votada pela Comissão de Defesa dos Direitos da Mulher, em 7 de novembro. Dez mulheres concorriam à premiação.

A presidente da AMAERJ foi indicada pela 2ª vice-presidente da Comissão, deputada Laura Carneiro (DEM-RJ). Juíza há 20 anos, Renata Gil é a primeira mulher, já no segundo mandato consecutivo, a presidir a AMAERJ. A entidade é a organizadora do Prêmio AMAERJ Patrícia Acioli de Direitos Humanos, que chegou à sétima edição neste ano.

Diploma Mulher-Cidadã

Desde a primeira edição do prêmio, em 2004, a Câmara dos Deputados já agraciou 35 mulheres, entre elas Ellen Gracie (primeira mulher a presidir o Supremo Tribunal Federal) e Zilda Arns (fundadora e coordenadora internacional da Pastoral da Criança).

Carlota Pereira de Queirós (1892-1982) foi a primeira mulher brasileira a ser eleita deputada federal pelo Estado de São Paulo, em 1934. Médica, escritora, pedagoga e política, ela participou da Assembleia Nacional Constituinte, entre 1934 e 1935. Também fundou a Academia Brasileira de Mulheres Médicas, em 1950.