AMAERJ | 23 de maio de 2018 12:21

Congresso da AMB reúne em Maceió magistrados de todo o País

Começa nesta quinta-feira (24), às 19h, o 23º Congresso Brasileiro de Magistrados, em Maceió (AL). Promovido pela AMB, com apoio da AMAERJ, o evento terá palestras de ministros do STF (Supremo Tribunal Federal) e do STJ (Superior Tribunal de Justiça), presidentes de tribunais e de associações de magistrados e conselheiros do CNJ (Conselho Nacional de Justiça). A presidente da AMAERJ e vice-presidente Institucional da AMB, Renata Gil, participará do Congresso.

O tema do evento será “A politização do Judiciário ou a judicialização da política?”. Em três dias de Congresso (24 a 26/5), centenas de juízes e desembargadores de todo o Brasil debaterão temas de relevância para o Judiciário nacional com importantes especialistas do Direito e da sociedade civil.

Leia também: Magistrados têm até sexta-feira para responder pesquisa do CNJ
STJ vai criar observatório de precedentes judiciais
TJ atende AMAERJ e amplia análise de projeto das varas criminais

Serão palestrantes os ministros do STF Cármen Lúcia (presidente), Dias Toffoli (vice-presidente), Marco Aurélio Mello, Luís Roberto Barroso e Alexandre de Moraes; e do STJ Humberto Martins (vice-presidente), João Otávio de Noronha (corregedor nacional de Justiça), Paulo Dias Ribeiro, Luis Felipe Salomão e Antônio Carlos Ferreira.

A presidente Renata Gil participará do primeiro painel, na sexta-feira (25), às 9h, com a procuradora-geral da República, Raquel Dodge, o conselheiro do CNJ Márcio Schiefler e o desembargador do TJ-SP Edison Aparecido Brandão. Eles debaterão o tema “Segurança Institucional e Pública”.

O Congresso também terá a presença dos conselheiros do CNJ Henrique Ávila e Maria Tereza Uille Gomes e da juíza do TJ-RJ Adriana Ramos de Mello. Veja aqui a programação completa. Os resultados do 4º Concurso Nacional de Fotografia para Magistrados e do Concurso de Teses e Monografias serão divulgados durante o evento.

O Congresso contribui para a construção de ações institucionais e estimula a reflexão dos magistrados sobre a necessidade de maior engajamento de todos os segmentos da magistratura brasileira na administração do Poder Judiciário.