Notícias | 31 de maio de 2011 15:16

Comissão discute programação do Congresso de Aposentados e Pensionistas

A comissão organizadora do I Congresso de Aposentados e Pensionistas da AMB se reuniu, nesta segunda-feira (30), na sede da AMB, em Brasília, para discutir a programação do evento que será realizado, de 26 a 30 de outubro, em Foz do Iguaçu (PR). O objetivo do encontro – que acontecerá pela primeira vez de maneira conjunta – é integrar as ações e reivindicações de inativos e pensionistas, em torno da AMB e de seus principais projetos.

Na reunião, também foi discutida a infraestrutura necessária para receber o evento no estado, bem como foi definida a pauta dos temas que serão debatidos. Entre eles, está a recomposição dos subsídios e o resgate do adicional por tempo de serviço e da integralidade e paridade das aposentadorias e pensões. “Nós temos alguns direitos dos aposentados e pensionistas que são postergados, vilipendiados. Nosso objetivo é que, com esse congraçamento, possamos somar ainda mais esforços para lutar contra essas distorções”, destacou o coordenador dos aposentados, Sebastião Amorim.

“A ideia do presidente da AMB, Nelson Calandra, em unir forças com a realização de um evento conjunto é muito importante, porque estamos vivendo num mundo globalizado. Temos que agregar e não segregar as pessoas. Aposentados e pensionistas querem vestir a mesma camisa e buscar mais adeptos às causas da Associação. A nossa filiação a uma entidade chave no Brasil é fundamental para conseguirmos êxito em nossas reivindicações”, reforçou a diretora da Secretaria de Pensionistas, Haydée Mariz de Oliveira.

Segundo a diretora, a programação do Congresso visa integrar as atividades temáticas e culturais às sociais, que serão centralizadas no Mabu Hotéis e Resorts, onde serão realizadas palestras e oficinas, além de confraternizações. O evento terá o apoio da Associação dos Magistrados do Paraná (Amapar). “A ideia é unir os participantes de todo o País para compartilhar vivências e, dessa forma, conseguir definir nossas ações”, previu Haydée. De acordo com Amorim, são esperados mais de 500 congressistas. “A localidade é muito propícia, pois o Paraná, desde o início desta gestão, sempre foi um Estado muito parceiro”, afirmou.

Com apoio da Associação de Magistrados do Paraná, o evento marca a integração, pela primeira vez, entre aposentados e pensionistas, por meio da AMB. “Essa integração é fundamental para as conquistas pretendidas pela AMB e por nós aposentados e pelas pensionistas”, disse o vice-Presidente da Associação dos Magistrados do Paraná (Amapar), Edison Trevisan, que participou do encontro.

Além de Trevisan, Amorim e Haydée, participaram da reunião, a vice-presidente de Interiorização da AMB, Maria Luiza Assunção, a vice-presidente de Assuntos Legislativos Trabalhistas, Lílian Mazzeu, o diretor-presidente da Escola Nacional da Magistratura (ENM), Roberto Bacellar, e o diretor de Interiorização, Flavio Fenoglio.

Fonte: Assessoria de Comunicação da AMB