Cultura | 23 de janeiro de 2018 14:52

Comissão de Direito e Arte da ENM promove visitação ao Museu da Justiça

A comissão de Direito e Arte da ENM (Escola Nacional da Magistratura), criada em dezembro de 2017, já começou a atuar. O núcleo Museu, Justiça e Memória da entidade vinculada à AMB, promoveu uma visita guiada ao Museu da Justiça (Centro Cultural do Poder Judiciário), nesta segunda-feira (22). Aberto ao público, cerca de 30 pessoas, inclusive magistrados, participaram do passeio cultural.

Chamada “Da Pedra ao Palácio”, o percurso interativo no antigo Palácio da Justiça permite que os visitantes conheçam sobre a arquitetura, história, funções e curiosidades do espaço criado em 1926. Como parte das ações da comissão, a ENM vai publicar um vídeo sobre a visitação na primeira edição do programa Direito e Arte, da TV Web da Escola, que será disponibilizado no site da instituição.

Leia também: Conselho da Magistratura recomendará candidatos à remoção no dia 31
Renata Gil fará palestra no Fonajuc sobre organizações criminosas
Febre amarela: Museu da Justiça vai funcionar como posto de vacinação

O diretor-presidente da ENM, juiz Marcelo Piragibe; a conselheira da Escola, desembargadora Claudia Pires; a vice-presidente da Comissão Supervisora dos Cursos de Extensão, Pós-graduação e de Convênios e Parcerias, desembargadora Inês Melo; o diretor de Educação à Distância (EAD), professor Walter Capanema; e o professor André Senna acompanharam a visitação.

A visitação

Lançada com sucesso em março de 2017, a visita, até então, era voltada para grupos de escolas públicas e particulares dos ensinos médio e superior, ONGs, turmas do projeto Justiça Cidadã, e também turmas do “Juristur – Conhecendo o Judiciário”, da AMAERJ.

Em 2017, “Da Pedra ao Palácio” recebeu 2.876 participantes em 107 sessões realizadas. Durante o percurso são desenvolvidos temas em torno da Arte, Cultura, História, Memória, Educação, Justiça, Cidadania e Direito.

O projeto propõe estimular a apreciação estética dos edifícios construídos no início do século 20 para abrigar a Casa da Justiça, a partir da monumentalidade das suas arquiteturas e do simbolismo dos seus ornamentos e provocar a reflexão sobre a construção do Direito e a compreensão do vasto mundo da Justiça e da sua importância para a convivência pacífica na sociedade.