EMERJ | 03 de dezembro de 2018 11:49

Com palestras de mulheres, EMERJ debate Gênero e Direito na América Latina

A presença feminina na Justiça será debatida pela EMERJ (Escola da Magistratura do Rio de Janeiro) nesta quinta e sexta-feira (6 e 7). No “Seminário Internacional Gênero e Direito – Desafios para a Despatriarcalização do Sistema de Justiça na América Latina”, todas as palestrantes serão mulheres brasileiras e estrangeiras. O evento é apoiado pela ONU Mulheres, pela Red Alas (Rede Latino-americana de Acadêmicas/os do Direito) e pela ONG Cepia (Cidadania, Estudo, Pesquisa, Informação e Ação).

Inscreva-se aqui. Nadine Gasman, representante da ONU Mulheres no Brasil, participará da mesa de abertura com Leila Linhares Barsted, diretora da Cepia, e Gisele Cittadino, pós-doutora em Ciência Política da PUC-Rio. A presidente da AMAERJ, Renata Gil, completa a mesa com a juíza Adriana Ramos de Mello; a desembargadora Ivone Caetano; a conselheira do CNJ (Conselho Nacional de Justiça), Daldice Santana; o desembargador Caetano Ernesto Costa; o diretor-geral da EMERJ, desembargador Ricardo Cardozo; e o presidente do TJ-RJ (Tribunal de Justiça do Rio de Janeiro), Milton Fernandes de Souza.

Leia também: Desembargadora Cristina Gaulia será homenageada pela EMERJ
‘Depoimento especial é uma questão humanitária’, afirma juiz Sérgio Ribeiro
Lavagem de dinheiro é tema de evento da AMAERJ no dia 10

As palestras serão entre 9h e 18h. Em 6 de dezembro, as conferências abordarão as experiências e desafios transnacionais; as críticas feministas aos sistemas de Justiça brasileiros e latino-americanos; e a perspectiva de gênero na Justiça no continente. No dia 7, serão debatidos os desafios do feminismo jurídico; feminicídio e a violência contra a mulher; sexualidade e identidade de gênero; raça, gênero e Direito; e os questionamentos dos movimentos feministas aos poderes judiciais da América Latina.

As inscrições estão abertas no site da EMERJ. O seminário será realizado no auditório desembargador Antonio Carlos Amorim (Rua Dom Manuel, s/n, 4º andar, Centro do Rio). Para mais informações, ligue para (21) 3133-3369. Confira abaixo a programação do evento.