AMAERJ | 22 de novembro de 2017 16:04

Cojes e OAB tratam de aperfeiçoamento do sistema dos Juizados, na AMAERJ

O presidente da Cojes (Comissão Judiciária de Articulação de Juizados Especiais do TJ-RJ), desembargador Joaquim Domingos, e o presidente da Comissão Prerrogativas da OAB-RJ, Luciano Bandeira, se reuniram nesta quarta-feira (22), na AMAERJ, para construir uma pauta positiva entre a advocacia e o sistema dos Juizados. A presidente da Associação, Renata Gil, e o juiz Paulo Jangutta (membro da Cojes) também participaram do encontro.

“Agradeço a disposição do desembargador Joaquim em receber a OAB. O objetivo comum é construir uma pauta positiva para aperfeiçoar a jurisdição. A Ordem vai apresentar sugestões para a melhoria do sistema. A Cojes vai analisar e teremos outras reuniões para tentar implementar essas ideias”, disse Luciano Bandeira.

Leia também: Renata Gil e ministro da Defesa tratam da segurança no Rio de Janeiro

Para Joaquim Domingos, é fundamental a participação dos advogados no aperfeiçoamento do sistema.

“Nos Juizados, o processo tem que andar rápido, e isso depende fundamentalmente dos advogados do autor e do réu. A OAB tem a visão do usuário do sistema do Juizado e pode apontar problemas que para nós, administradores do sistema, não parecem relevantes, mas que do ponto de vista do usuário são”, afirmou.

O desembargador disse que a interlocução é sempre bem-vinda. “A Cojes agradece a colaboração dos advogados e das próprias partes para aprimorar o sistema.”

A presidente Renata Gil destacou que o diálogo é importante para os magistrados e os advogados. “A AMAERJ fica feliz em receber a Cojes e a OAB. Esta ação constitui política institucional de aproximação com todos os atores do sistema de Justiça. Para a AMAERJ, o aperfeiçoamento do sistema é também defesa do juiz.”