Notícias | 13 de maio de 2011 19:05

CNJ encerra Primeiro Curso do Poder Judiciário para Jornalistas

Nesta sexta-feira (13/5) acontece a última aula do 1º Curso do Poder Judiciário para Jornalistas, organizado pelo Conselho Nacional de Justiça (CNJ). Serão distribuídos 45 diplomas para jornalistas que compareceram na maioria das cinco aulas ministradas no plenário do CNJ por magistrados de diversas regiões.

O objetivo do curso foi auxiliar os profissionais de comunicação na cobertura do Poder Judiciário e fazer com que o jornalistas se tornem mais preparado para elaborar matérias no campo jurídico. Durante o curso, os jornalistas tiveram a oportunidade de esclarecer suas dúvidas em temas complexos do Direito presentes nos acontecimentos mais corriqueiros cobertos pela mídia.

Nas primeiras aulas foram abordados os seguintes temas: o papel dos órgãos do Judiciário, pelo juiz auxiliar do CNJ Marcelo Berthe; o sistema recursal, pelo juiz James Alberto Siano; direito de família e sucessões, pelo juiz Guilherme de Macedo Soares e o sistema tributário, pelo juiz auxiliar do CNJ Ricardo Chimenti. Os jornalistas também aprenderam mais sobre direitos da Criança e do Adolescente, com o juiz João Batista Galhardo Junior; direito do Consumidor, com o juiz Eduardo Oberg, e finanças públicas, com o juiz César Sabbag. Na última aula, que acontece nesta sexta-feira, o juiz Claudio Luiz Braga Dell´Orto fala sobre processo penal e o juiz Maurício Pizarro Drummond tratará de direito trabalhista.

As aulas ocorreram sempre às sextas-feiras, das 9h às 12h. O Objetivo é que cursos semelhantes sejam oferecidos a jornalistas em outras unidades da Federação.

Fonte: Agência CNJ de Notícias/Luiza de Carvalho