Notícias | 19 de março de 2012 15:20

CCPJ-Rio: ‘Por dentro do Palácio II’ estreia com a deusa Têmis

A segunda temporada do “Por dentro do Palácio”, visita guiada pelo Antigo Palácio da Justiça, estreou na última quinta-feira, dia 15, com nova cicerone: Têmis, a deusa grega protetora das leis e dos juramentos, interpretada pela atriz Dulce Penna de Miranda. “Bem-vindos sejam à minha casa! Muitos de vocês, mortais, me chamam ‘Justiça’, porque de fato é este o valor que governo, mas deixem que me apresente com meu nome original. Chamo-me Têmis e sou a antiga deusa grega dos juramentos, mãe da Lei, da Paz e da Igualdade.”

Após a saudação inicial, a Deusa Têmis segue para escadaria lateral de acesso ao Salão dos Passos Perdidos, cujo nome oficial é Salão dos Bustos, espaço que ficou conhecido por ser o local onde advogados, familiares e jornalistas aguardavam durante os intervalos dos julgamentos.

No segundo pavimento, Têmis apresenta o suntuoso salão histórico do Primeiro Tribunal do Júri, em que se ressalta a importância do tribunal popular e se explica a importância da deusa nos julgamentos.

No terceiro andar, o visitante conhece a Câmara Isolada, exemplar de uma sala de sessão onde os desembargadores se reuniam para o julgamento em colegiado dos processos de segunda instância, e o Tribunal Pleno, local em que se reuniam os desembargadores, por ocasião das sessões do mais alto órgão do Poder Judiciário.

Nas três tribunas visitadas – Tribunal do Júri, Câmara Isolada e Tribunal Pleno -, a deusa da Justiça explorará, entre outros temas, os diversos ritos de julgamento. No térreo, Têmis leva o público para o pátio interno do Palácio e as dependências do CCPJ-Rio, passando pela Sala de Acervo de Figurinos do “Teatro na Justiça” e pela Sala Multiuso, onde são realizadas diversas atividades, como espetáculos teatrais, musicais, exibições de filmes, cursos. A deusa encerra a visita na Sala de Criação e Produção do CCPJ-Rio, apresentando um pouco dos bastidores de sua criação.

Para a diretora do CCPJ-Rio e idealizadora do “Por dentro do Palácio, Sílvia Monte, o programa tem cumprido seu objetivo original: estimular o cidadão a visitar o Antigo Palácio da Justiça para conhecer, de forma lúdica e descontraída, um pouco da memória e do funcionamento do Judiciário.”

O “Por dentro do Palácio II” tem texto e direção assinados por Claudio Castro Filho; figurino da Espetacular Produções & Artes (Ney Madeira, Dani Vidal e Pati Faedo); adereços de Claudia Taylor; idealização e direção artística de Sílvia Monte; criação e produção do CCPJ-Rio e realização do TJRJ.

Serviço:

CCPJ-Rio – Por dentro do Palácio II, com Deusa Têmis

Próximas visitas, após o lançamento: março – 22 e 29 / abril – 5,12, 19 e 26 / maio: 3, 10, 17, 24 e 31. Sábado – 26/5, às 16h. Número de visitantes por sessão: 40; recomendação etária, livre. Entrada franca com distribuição de senhas no local quinze minutos antes do início da visita.

CCPJ-Rio, Antigo Palácio da Justiça – Rua Dom Manuel, 29, térreo, Centro, Rio de Janeiro – RJ. Mais informações pelo email ccpjrio@tjrj.jus.br e telefones: 3133-3366.

Fonte: Assessoria de Imprensa do TJ-RJ