Notícias | 12 de dezembro de 2011 14:39

Casamento comunitário oficializa união de 38 casais

Mais uma edição do projeto Casamento Comunitário aconteceu na última quinta-feira, dia 8 (Dia da Justiça), no auditório Desembargador Antonio Carlos Amorim, no 4° andar do Fórum Central do Rio. Na ocasião, 38 casais trocaram alianças numa cerimônia celebrada pela juíza Simone Gastesi Chevrand, titular da 25ª Vara Cível da Capital. O evento contou também com a participação da desembargadora Cristina Tereza Gaulia, coordenadora dos Projetos Especiais do Tribunal de Justiça do Rio; da juíza Andréa Pachá e de seu marido, Marcelo Portella Cardoso; além dos atores Tadeu Melo e Roberta Rodrigues, que foram padrinhos simbólicos dos noivos. Os casais ganharam cestas básicas doadas pela Amaerj.

Entre os casais que oficializaram a relação estavam Luiz Cláudio Ribeiro, de 37 anos, e Patrícia Aparecida Silva do Nascimento, de 36, que não conseguia esconder a felicidade. “Essa é uma ótima oportunidade, ainda mais para nós que já estamos juntos por 15 anos”, destacou ela.

A desembargadora Cristina Tereza Gaulia lembrou que o casamento comunitário é um projeto de responsabilidade social do TJ-RJ. E o evento, segundo ela, só acontece por causa do envolvimento de várias pessoas e órgãos, como a Presidência do Tribunal, a Corregedoria da Justiça, os magistrados, a Associação de Magistrados do Estado do Rio (Amaerj), o Departamento de Avaliação e Acompanhamento de Projetos Especiais da Presidência do TJ (Deape), o Ministério Público, a Defensoria Pública, os Registros Civis de Pessoas Naturais (RCPNs), o Coral da Corregedoria, a Escola da Magistratura (Emerj) e outras diretorias do TJ, como Logística, Segurança, Saúde, Engenharia, Tecnologia e Imprensa.

“É uma iniciativa que visa à promoção e proteção da família, conforme previsto na Constituição Federal. Aproximar o Poder Judiciário da população e tornar o cidadão mais apto para o exercício da cidadania”, afirmou a desembargadora.

Padrinhos emocionados

Convidada junto com o marido para apadrinhar os casais, a juíza Andréa Pachá disse sentir uma alegria profunda em poder participar da cerimônia. “Esse não é só um projeto de inclusão social, mas de inclusão jurídica. Os custos e a burocracia do casamento são barreiras para esses casais. E é bom saber que a casa da Justiça está aberta para celebrar o amor”.

A atriz Roberta Rodrigues demonstrou muita simpatia. “É uma honra estar aqui participando desta felicidade coletiva, ainda mais nos dias de hoje em que a maioria das pessoas não se permite amar”, afirmou a atriz.

O ator Tadeu Melo também disse estar emocionado, pois nunca tinha sido convidado para ser padrinho, e quando aconteceu foi padrinho de 38 casais de uma vez só.

A juíza Simone Gastesi Chevrand fez questão de lembrar três direitos e deveres dos casais na cerimônia: “O 1° é amor e respeito recíprocos, o 2°, o dever do sustento que não deve se restringir ao homem; e o 3°, o diálogo, pois só ele é capaz de resolver os problemas”.

A cerimônia terminou com a entrega da certidão de casamento para cada um dos casais.

Fonte: Assessoria de Imprensa do TJ-RJ