Justiça Eleitoral | 12 de março de 2019 17:54

Carlos Santos de Oliveira é o novo presidente do TRE-RJ

Presidente Renata Gil com os empossados do TRE-RJ | Foto: Luís Henrique Vincent/ TJ-RJ

O desembargador Carlos Santos de Oliveira tomou posse na presidência do TRE-RJ (Tribunal Regional Eleitoral do Rio de Janeiro), nesta segunda-feira (11), no Órgão Especial do TJ-RJ (Tribunal de Justiça do Rio de Janeiro). Na cerimônia, também foram empossados o desembargador Cláudio Brandão de Oliveira, nos cargos de vice-presidente e corregedor regional eleitoral, e o juiz Paulo César Vieira de Carvalho, como desembargador eleitoral. A presidente da AMAERJ, Renata Gil, e o governador do Rio, Wilson Witzel, participaram da solenidade.

O novo presidente do TRE destacou que uma das metas da gestão é impulsionar o cadastramento biométrico. “Vamos garantir condições para que seja alcançada a meta definida pelo Tribunal Superior Eleitoral, de termos 100% dos eleitores com biometria até 2022”, afirmou Carlos Santos.

Leia também: Governador do Rio e presidente do TRE querem que Renata Gil concorra à presidência da AMB
Reforma da Previdência e PL Anticrime são temas de reunião da AMB

Vice-presidente e corregedor eleitoral, o desembargador Cláudio Brandão afirmou que “a força da democracia não está apenas na escolha dos representantes pela maioria, mas também se mede pela capacidade de garantir o bem-estar dos mais fracos, de governar para todos”.

Em discurso, a presidente Renata Gil relembrou que a gestão anterior (comandada pelo desembargador Carlos Eduardo da Fonseca Passos) atuou muito bem nas eleições de 2018.

“Tivemos eleições muito tranquilas, diante do estado caótico de segurança. Sabemos que há comunidades conflagradas, e a extinção de 84 zonas eleitorais, a maior quantidade no país, foi contornada com maestria pelo desembargador Fonseca Passos. Entregamos a possibilidade de voto tranquilo para os eleitores. Tivemos uma apuração em tempo recorde para um tribunal de grande porte. Isso mostra que a Justiça eleitoral está preparada e bem conduz o processo”, afirmou.

Renata Gil também lembrou que há “grandes desafios à frente”, entre eles a biometria, que “precisa ser complementada nos municípios”. Ela completou: “Temos certeza que esta nova gestão irá concretizar todos os projetos do TSE [Tribunal Superior Eleitoral]. A Associação será parceira nesse trabalho de interlocução com os juízes e o Tribunal Superior Eleitoral”.