Judiciário na Mídia Hoje | 09 de abril de 2018 13:09

Caminhada pela conscientização do autismo reúne milhares de pessoas na orla do Leblon

*O Dia

FOTO: Daniel Castelo Branco/Agência O Dia

Mais de 6 mil pessoas, vestidas de camisa azul, participaram na manhã deste domingo da 8ª Caminhada pela Conscientização do Autismo, na orla do Leblon, na Zona Sul do Rio. O evento, organizado pela Fundação Mundo Azul, com o apoio da prefeitura do Rio, contou com a presença da primeira-dama do município, Sylvia Jane Crivella, coordenadora da Obra Social Abrace o Rio, engajada há anos na causa das pessoas com o transtorno.

“Até um tempo atrás, poucas pessoas sabiam o que era autismo porque quem tem, não apresenta deformidade física. Por isso, crianças e jovens eram rotulados como mal-educados e rebeldes, gerando sofrimento para eles e suas famílias. É importante que todos tenham um olhar de acolhimento para que os autistas sejam inseridos na sociedade”, enfatizou a primeira-dama. A caminhada encerra as celebrações da Semana de Conscientização sobre o Autismo.

Leia também: Justiça fará vídeoconferência para evitar deslocamento de 153 milicianos no Rio
Ministros e magistrados do Rio lançam livro no STJ nesta terça-feira
CNJ começa pesquisa sobre perfil dos juízes nesta segunda-feira

Além da presença de representantes de instituições como Ministério Público, AMAERJ, OAB, Apae e Faetec, participaram também da caminhada parlamentares que atuam em defesa de pessoas com deficiência, como o senador Eduardo Lopes, o deputado federal Otávio Leite, o deputado estadual Márcio Pacheco e os vereadores Cláudio Castro e Tânia Bastos.

Na cidade do Rio, pais e pessoas com autismo contam com serviços da Prefeitura do Rio, oferecidos pela Subsecretaria da Pessoa com Deficiência (SUBPD). O órgão desenvolve um trabalho de reabilitação e inclusão social voltado para pessoas com deficiência e oferece terapia ocupacional, fonoaudiologia, fisioterapia, oficinas de artesanatos, esporte e dança. Outras informações pelo telefone: 2222-4257.

Segundo pesquisa do CDC (Center for Disease Control and Prevention), agência do Departamento de Saúde e Serviços Humanos dos Estados Unidos, uma em cada 68 crianças tem autismo. O transtorno gera dificuldades de comunicação, de interação social, entre outras.