Brasil | 18 de agosto de 2018 15:05

Gabinete de Intervenção divulga nota oficial

Nota à imprensa

A redução pelo quarto mês consecutivo de índices de criminalidade divulgados pelo Instituto de Segurança Pública aponta o esforço que tem sido feito pelo Gabinete de Intervenção Federal (GIF) para melhorar a gestão na área de segurança pública do Estado do Rio de Janeiro. Medidas implementadas pela Secretaria de Estado de Segurança,
como a capacitação de policiais militares, principalmente das Unidades de Polícia Pacificadora (UPPs) que estão em processo de transformação em companhias destacadas, têm melhorado o patrulhamento ostensivo e refletido na redução de ocorrências de roubos de rua, veículos e cargas.

Ao todo 1.371 policiais oriundos das UPPs foram capacitados. Até o fim do ano a meta é treinar 2.500 agentes de segurança para o policiamento nas ruas. Estão sendo implementadas outras ações buscando reduzir os índices de criminalidade, como a reintegração de policiais cedidos a outros órgãos.

Todo o processo faz parte das ações baseadas no Plano Estratégico, elaborado a partir da finalidade do Decreto nº 9.288 da Presidência da República, em 16 de fevereiro deste ano, que instituiu a Intervenção Federal na área de segurança pública do Estado do Rio de Janeiro. O cumprimento dos primeiros objetivos estratégicos do Plano já desponta: diminuição dos índices de criminalidade e recuperação da capacidade operativa dos órgãos de segurança pública.

Algumas ações emergenciais contribuíram para a redução dos índices nesses últimos quatro meses. O Comando Conjunto, que engloba forças da Marinha, do Exército e da Aeronáutica em ambiente interagências, desencadeou uma série de operações de Garantia da Lei e da Ordem (GLO) no Rio. As ações envolvem cerco e estabilização de áreas, permitindo o cumprimento de mandados judiciais, verificação de denúncias de ações criminosas e de outras condutas ilícitas. A retirada de obstáculos nas vias permite a entrada de prestadoras de serviços públicos.

Devolvendo à população os serviços sociais, foram realizadas ações comunitárias na Vila Kennedy e na Praça Seca, na Zona Oeste, com mais de 25 mil atendimentos que incluíram emissão gratuita de documentos, informações sobre serviço militar, orientação jurídica, assistência médica, odontológica, vacinação, recreação, oficinas de grafite, corte de cabelo, dinâmicas sobre prevenção ao uso de drogas, além de balcão de empregos e palestra com dicas culinárias.
As corregedorias dos órgãos de segurança pública foram fortalecidas, aprimorando e acelerando os processos correcionais atendendo a mais uma meta do Plano Estratégico da Intervenção Federal.

Na Administração Penitenciária, o Gabinete de Intervenção Federal realizou a manutenção de viaturas, a dragagem dos córregos do Complexo Penitenciário de Bangu, a movimentação de presos, aprovou o decreto de reestruturação da secretaria.

A tendência é que a queda dos índices prossiga para os próximos meses com o andamento de uma centena de processos administrativos em fase interna de licitação para aquisição de equipamentos e tecnologias, utilizando com oportunidade e lisura a verba de R$ 1,2 bilhão direcionada pela Presidência da República à Intervenção Federal no Rio de Janeiro.

Assessoria de Comunicação do Gabinete de Intervenção Federal.