Brasil | 14 de agosto de 2017 15:33

Ato contra violência no lar traz Cármen Lúcia a Niterói

 

A presidente da AMAERJ, Renata Gil, conclamou a população a se engajar na campanha contra a violência doméstica, em reunião preparatória do evento “Brasil pela Paz – Na Luta contra a Violência Doméstica”, que a presidente do Supremo Tribunal Federal (STF) e do Conselho Nacional de Justiça (CNJ), Cármen Lúcia, lançará em Niterói na próxima segunda-feira (21).

 “O ato chamará a atenção para o problema da violência. Não será só um dia. Queremos que a mobilização continue. O importante é que cada um de vocês possa mobilizar mais e mais pessoas”, disse Renata, sexta-feira (11), a uma plateia formada por representantes da Universidade Federal Fluminense (UFF), Prefeitura de Niterói, Prefeitura de São Gonçalo, Federação das Associações de Moradores de Niterói e Ordem dos Advogados do Brasil (OAB), entre outras instituições.

 A ministra Cármen Lúcia abrirá, às 16h de segunda-feira, a “Semana pela Paz em Casa”, organizada pelo CNJ. O ato inaugural será no Teatro Popular Oscar Niemeyer, no Caminho Niemeyer, Centro de Niterói. Participarão palestrantes como o médico homeopata Andrei Moreira; a campeã mundial de jiu-jítsu Tatiana Porfírio; os transexuais João Nery e Bruna Benevides, presidente do Conselho Municipal pelos Direitos LGBT; e a presidente da Comissão OAB Mulher, Helga Mansur.

 O presidente da Associação dos Magistrados Brasileiros (AMB), Jayme de Oliveira Neto prestigiará o evento, que terá ainda a presença do prefeito de Niterói, Rodrigo Neves; e Philip Clarke, dirigente da Organização Não Governamental (ONG) Associação Clarke. Exibições de capoeira e jiu-jítsu serão apresentadas por alunos da Associação Clarke. Haverá ainda as participações da Banda do Corpo de Bombeiros, do Coral Operando sem Batuta, da Orquestra Aprendiz, da Universidade do Circo Marcos Frota (Unicirco) e do DJ Alok.

Presente à reunião de sexta-feira (11) no Auditório do Caminho Niemeyer, o ator Marcos Frota, diretor da Unicirco, disse que a campanha do CNJ merece o máximo de atenção por parte da sociedade brasileira. “Vou me esmerar para fazer uma tarde/noite bacana, lúdica, ágil. A arte é o instrumento para o diálogo. Será um convite à interatividade, à participação. Ninguém faz nada sozinho, estamos todos interligados. Fazer um evento de caráter público. Este é o meu espírito. Estou completamente disponível”, afirmou o artista.

Para o secretário de Cultura da Prefeitura de Niterói, Marcos Gomes, o evento será um sucesso. “É preciso que as pessoas compareçam, até para disseminar a mensagem. Vamos encher o teatro. A mobilização contribui para fortalecer o envolvimento da ministra Cármen Lúcia nesta questão nacional”, concluiu o secretário. 

 

Secretário de Cultura, Marcos Gomes, Renata Gil e Marcos Frota