AMB | 22 de outubro de 2018 16:24

‘Atacar o Poder Judiciário é atacar a Democracia’, afirma Dias Toffoli

Presidente do STF, ministro Dias Toffoli | Foto: Nelson Jr./ STF

O presidente do STF (Supremo Tribunal Federal), Dias Toffoli, se manifestou após a repercussão do vídeo em que o deputado federal reeleito Eduardo Bolsonaro (PSL-SP) diz que “para fechar” o STF bastam “um cabo e um soldado”. “Atacar o Poder Judiciário é atacar a Democracia”, ressaltou o ministro, em nota.

“O Supremo Tribunal Federal é uma instituição centenária e essencial ao Estado Democrático de Direito. Não há Democracia sem um Poder Judiciário independente e autônomo. O País conta com instituições sólidas e todas as autoridades devem respeitar a Constituição. Atacar o Poder Judiciário é atacar a Democracia”, escreveu.

Leia também: ‘Magistrados brasileiros não se curvam a ataques ou pressões externas’, diz Renata Gil em ‘O Globo’
Para dar conforto ao eleitor, TRE anuncia mudanças no 2º turno
Daniela Brandão Ferreira é promovida a desembargadora

O mesmo vídeo foi tema de entrevista da presidente interina da AMB e presidente da AMAERJ, Renata Gil, ao jornal “O Globo”. “O Brasil vive a plenitude de sua democracia. Nossas instituições são fortes e consolidadas. O Poder Judiciário é independente, e os magistrados brasileiros não se curvam a ataques de qualquer natureza ou a pressões externas. Seguimos firmes no propósito institucional de assegurar a paz social e entregar justiça à sociedade”, disse a magistrada.