AMAERJ | 13 de dezembro de 2018 12:09

Associados da AMAERJ concorrem a ingressos da peça ‘Por Elas’

Atrizes no palco durante ‘Por Elas’ | Foto: Divulgação

Os associados da AMAERJ concorrem a um par de ingressos para a peça “Por Elas”, em cartaz no Teatro de Arena da Caixa Cultural, no Centro do Rio. O espetáculo apresenta a história de personagens vítimas de feminicídio ou violência doméstica. Com apresentações de terça a domingo, a temporada termina no dia 20 (quinta-feira).

Os magistrados no par de ingressos devem enviar e-mail para a funcionária Priscilla Mantuano pelo e-mail priscilla@amaerj.org.br, até 17h desta sexta-feira (14). O nome do vencedor será divulgado no mesmo dia no site da AMAERJ.

Todos os associados também têm direito a lista amiga nas sessões – que oferece 50% de desconto no valor dos ingressos comprados. Para isso, basta apresentar a carteira de associado da AMAERJ na bilheteria do teatro até 18h30.

Leia também: Inscrições abertas para cursos da EMERJ em fevereiro
Renata Gil receberá o Colar do Mérito do Ministério Público
Comissão da Câmara aprova proposta para restringir foro privilegiado

Violência no palco

Uma é lançada do quarto andar pelo namorado que não aceitava o fim do relacionamento. Outra leva um tiro do marido por não largar o emprego. Uma terceira, que jurava ter se casado com príncipe encantado, é espancada por ele. A namorada do dono do morro é mantida por ele em cárcere privado. “Por Elas” conta a história de sete personagens vítimas da violência, inspiradas em histórias reais. No palco, um grupo de mulheres desconhecidas, que têm em comum a violência na sua vida amorosa, se reúne para falar sobre suas histórias. Conforme os relatos são feitos, os conflitos, preconceitos, a dor e a própria violência surgem no grupo.

Foram diversas as fontes de inspiração para criar os enredos: processos judiciais, teses, artigos, estatísticas, notícias veiculadas nas mídias. Em paralelo a isso, foram realizados encontros com profissionais do direito e da saúde que trabalham com mulheres vítimas de violência doméstica, e a escuta de relatos de pessoas conhecidas, colegas, amigas e familiares.

O espetáculo quer provocar reflexão e estimular o debate sobre os direitos humanos e a equidade de gênero, cooperando para a prevenção e o enfrentamento da violência doméstica e do feminicídio na sociedade.

A primeira temporada, realizada na Sala Multiuso do CCMJ (Centro Cultural do Poder Judiciário e Museu da Justiça), foi vista por 1.100 pessoas em 20 sessões. De acordo com a assessoria da peça, diversas mulheres procuraram as atrizes e a diretora para falar de casos de violência doméstica que vêm sofrendo, como assédio, exploração sexual, estupro, tortura, violência psicológica, agressões por parceiros ou familiares e perseguição.

Classificação indicativa: 14 anos. Duração: 80 min. De 5 a 20 de dezembro, de terça-feira a domingo, às 19h. Ingressos: R$15,00 e R$30,00. Caixa Cultural – Teatro de Arena. Av. Almirante Barroso, 25 – Centro (Metrô e VLT: Estação Carioca). Lotação: 226 lugares (mais 4 cadeirantes); bilheteria, de terça-feira a domingo, das 13h às 20h.