AMAERJ | 30 de novembro de 2016 14:15

Associações entregam nota técnica contra uso dos Fundos Especiais para pagar pessoal

alerj

As associações dos Magistrados, do Ministério Público, dos Procuradores e dos Defensores Públicos do Rio de Janeiro entregaram aos deputados estaduais, nesta terça-feira (29), uma nota técnica conjunta contra o Projeto de Lei Complementar 36/2016, que propõe o uso do Fundo Especial das instituições para o pagamento de despesa de pessoal. Discutida no Plenário da Alerj (Assembleia Legislativa), a proposta recebeu 66 emendas.

Para as entidades, o projeto é inconstitucional e deve ser rejeitado. De acordo com a nota técnica, a emenda constitucional 93/16 – que trata da desvinculação de receitas da união e dos estados – impede a utilização de recursos dos Fundos Especiais para despesas de pessoal e cobrir déficit previdenciário.

As associações ainda afirmam que não há demonstrativo financeiro que justifique a necessidade de usar os fundos. “Por que até 40% da receita e 70% do saldo financeiro positivo ao final do exercício? E qual seria a razão do prazo de 4 quadrimestres a partir da publicação da lei? Por que não 20% da receita e 30% do saldo financeiro, ou 10% e 15%? Ou por que não 60% da receita e 90% do saldo? E quanto ao prazo, por que 4 quadrimestres e não 6 meses ou 3 anos? A verdade é que não há resposta para tanto! O Governo não sabe!”, escrevem.

As entidades ressaltam que o projeto “não resolverá a crise do estado, a vida dos servidores e arruinará as instituições que dependem de tais Fundos para seu custeio.” Leia aqui a íntegra da nota técnica.