Notícias | 08 de agosto de 2011 15:06

Aposentadoria da ministra do STF Ellen Gracie é publicada no DO

A concessão da aposentadoria da ministra Ellen Gracie do Supremo Tribunal Federal (STF) foi publicada, nesta segunda-feira (8/8), no Diário Oficial da União. Depois de mais de uma década no STF, a ministra resolveu antecipar a aposentadoria. Ela estaria interessada em uma vaga no Tribunal Penal Internacional, em Haia, órgão da Organização das Nações Unidas que julga crimes contra a humanidade.

A ministra Elle Gracie deu entrada no pedido de aposentadoria na semana passada. O desejo de Ellen de deixar o STF não era segredo, tampouco fato recente. Em 2008, ela candidatou-se a uma vaga de juíza na Corte Internacional de Justiça, a Corte de Haia. Perdeu a disputa para o brasileiro Antônio Cançado Trindade. No mesmo ano, pleiteou uma vaga na corte de apelação da Organização Mundial do Comércio (OMC). Chegou a avisar os colegas de trabalho. No ano seguinte, veio a notícia de que seu nome fora rejeitado. Saiu vitorioso o mexicano Ricardo Ramirez. Desde então, são constantes os rumores sobre sua aposentadoria.

A expectativa é que Ellen seja substituída por outra mulher . Um nome forte é o da juíza brasileira do Tribunal Penal Internacional (TPI) Sylvia Steiner. O mandato de Sylvia termina no início de 2012. Se for conduzida ao STF, o órgão da ONU teria uma vaga para Ellen. Outra candidata é Maria Elizabeth Rocha, do Superior Tribunal Militar (STM). Ela assessorou a presidente Dilma Rousseff quando Dilma era chefe da Casa Civil, no governo de Luiz Inácio Lula da Silva. Também está no páreo o ministro Teori Zavascki, do Superior Tribunal de Justiça (STJ).

Fonte: O Globo