Notícias | 25 de fevereiro de 2011 15:58

Amaerj e AMB intensificam interlocução com o Congresso

Assuntos associativos e institucionais de interesse da Magistratura como a PEC 46, o Adicional por Tempo de Serviço (ATS), a recomposição dos subsídios, entre outros, foram alguns dos assuntos discutidos no primeiro ‘Café da Manhã’ promovido pela AMB em parceria com a Associação dos Magistrados do Rio de Janeiro (Amaerj). O encontro, que reuniu senadores e deputados da bancada do Rio, ocorreu no restaurante Miró, em Brasília.

O objetivo da Associação é ampliar a interlocução junto aos parlamentares para trocar experiências e intensificar o diálogo com a Magistratura. “É um momento muito importante para a classe. Nós trabalhamos com as patologias das leis, e esse intercâmbio, com certeza, vai contribuir com bons frutos para a Magistratura e para o Brasil. Temos que pavimentar esse caminho entre o Poder Judiciário e o Poder Legislativo”, disse o presidente da AMB, Nelson Calandra.

Para o presidente da Amaerj, Antonio Siqueira, o projeto é importante porque o Parlamento precisa saber quais são as necessidades do Poder Judiciário. “Precisamos saber também quais são as dificuldades que os parlamentares possuem para compreender as nossas necessidades. Essa troca de ideias, nesse ambiente descontraído, é muito boa”, avaliou.

O deputado Sérgio Zveiter (PDT-RJ) elogiou a iniciativa da AMB e disse que é preciso estabelecer um diálogo permanente com a Magistratura. “A Magistratura brasileira tem uma grande contribuição para nos oferecer no momento de elaborar novas leis, alterar ou até mesmo modificar. Vamos ajudar, sim, porque defender a Magistratura é defender o Poder Judiciário do País, um poder que tem contribuído para o avanço em várias áreas”, afirmou.

Da diretoria da AMB, ainda estavam presentes o vice-presidente de Assuntos Legislativos da AMB, Diógenes Ribeiro, e o diretor da Secretaria de Defesa de Direitos e Prerrogativas, Claudio Dell’Orto. Eles avaliaram que o encontro com os deputados e senadores da bancada fluminense foi bastante produtivo. “Foi uma oportunidade de o Legislativo saber quais são as preocupações da Magistratura brasileira e, exatamente, o que a sociedade tem transmitido aos juízes. Procuramos ser interlocutores junto ao Congresso Nacional para que os parlamentares possam também ter informações sobre os desejos da sociedade brasileira”, disse Claudio Dell’Orto.

Já Diógenes Ribeiro adiantou que a classe vai prestar uma contribuição relevante ao Congresso no que diz respeito à legislação que o Judiciário lida diariamente.

Participaram também do encontro, o ministro do Superior Tribunal de Justiça (STJ), Luis Felipe Salomão, o senador Lindbergh Farias (PT-RJ), os deputados federais do Rio Washington Reis (PMDB) e Alessandro Molon (PT), o diretor da Amaerj, Ricardo Starling, e a assessora parlamentar da AMB, Helga Jucá.

Fonte: AMB