Notícias | 13 de maio de 2011 15:27

AMB conquista apoio do líder do Governo no Senado

Uma semana depois de receber o apoio do presidente da Câmara dos Deputados, Marco Maia (PT/RS), do presidente da Comissão de Constituição e Justiça (CCJ) e de mais de 80 deputados federais dessa comissão – uma das mais importantes do Parlamento-, o presidente da AMB, Nelson Calandra, conquistou também, nesta quinta-feira (12), o aval do líder do Governo no Senado, senador Romero Jucá (PMDB/RR), e outras importantes lideranças políticas no Senado aos projetos da Magistratura, durante café da manhã realizado na sede da AMB.

“Como líder do Governo, reconheço a grande legenda que é a AMB. E essa nova postura da Associação é muito importante para a sociedade. Colocamos o Senado à disposição para ajudar na aprovação de matérias que possam engrandecer a Magistratura e o Judiciário”, adiantou Romero Jucá, apontando sinal verde para as reivindicações encaminhadas pelo presidente da AMB.

Além de Jucá, participaram o líder do PCdoB, senador Inácio Arruda (CE), e o deputado federal Nelson Marquezelli (PTB/SP), além do ex-deputado federal e ex-presidente da AMB Regis de Oliveira.

“Há espaço, sim, para a aprovação dos subsídios, e creio que, em junho ou julho, podemos nos focar nesse projeto. O Código Florestal atrasou um pouco essa votação”, informou Marquezelli, referindo-se à proposta que domina as discussões da Câmara no momento.

Já o ex- deputado e ex-presidente da AMB Régis de Oliveira também pediu aos colegas de Parlamento uma atenção especial ao projeto que resgata o adicional por tempo de serviço (ATS), previsto na nova PEC 02 / 2011, que se encontra na Comissão de Constituição e Justiça do Senado.

O presidente Calandra reafirmou a nova postura de diálogo e cooperação que a AMB assumiu perante o Parlamento brasileiro e renovou o apelo aos parlamentares pela aprovação de projetos de interesse da Magistratura.

“Estamos há cinco anos sem a reposição integral dos subsídios, e queremos um esforço do Congresso nesse sentido. Queremos priorizar uma união da Magistratura com o Parlamento. Tenho visitado os governadores de Estados, entre eles Jaques Wagner (Bahia), Eduardo Campos (Pernambuco), e tenho dito que a Magistratura está aí para servir e para dialogar”, sustentou Calandra.

O presidente da AMB disse aos senadores que a classe está atenta ao projeto 7.749/10, que prevê a recomposição dos subsídios em 14,79%. Na semana passada, o deputado Romero Rodrigues (PSDB/PB) pediu a inclusão da proposta na pauta do Plenário.

A vice-presidente de Direitos Humanos, Renata Gil, a coordenadora da ENM, Patrícia Cerqueira, e a consultora parlamentar, Helga Jucá, também participaram do encontro.

Fonte: Assesssoria de Comunicação da AMB