AMAERJ | 26 de março de 2019 12:17

Trekking dos magistrados tem 29 confirmados para este domingo

A primeira edição de 2019 do trekking dos magistrados acontecerá neste domingo (31) na trilha do Museu do Açude, no Parque Nacional da Tijuca. O evento já tem 29 excursionistas confirmados.

Este será o primeiro passeio fora da Região Serrana do Estado do Rio. Outra novidade é o apoio da Deuter, fabricante de material esportivo para a prática de montanhismo. Durante o evento será sorteada uma mochila da empresa. Haverá, ainda, a distribuição de flores plásticas amarelas para serem fixadas nas mochilas.

“O foco será as trilhas mais curtas no Rio, para que possamos ter uma maior participação dos magistrados”, explicou o juiz Ronald Pietre. Os interessados devem entrar em contato pelo e-mail ronaldpietre@tjrj.jus.br.

Leia também: Nota de repúdio da AMAERJ é publicada na imprensa nacional
Tribunal do Rio de Janeiro abre inscrições para o Grupo de Sentença
43ª Vara Criminal condena Garotinho por injuriar Zveiter

Apoiado pela AMAERJ, o trekking é organizado pelos juízes Pietre (2ª Vara Cível de Itaipava), Carlos André Lahmeyer Durval (Comarca de Carmo) e Paulo Luciano de Souza Teixeira (1º Juizado Especial Cível de Nova Iguaçu/ Mesquita).

A organização conta com o apoio técnico do instrutor Julianu Lorne, da empresa Pelas Trilhas do Rio. O roteiro abrange pontos históricos, como a Capela Mayrink e o Alto Cruzeiro – altar de pedra feito por escravos proibidos de rezar no templo. O grupo também visitará o Recanto dos Pintores, o Museu do Açude, o Mirante da Cascatinha e a Cascatinha Taunay. O tempo previsto do passeio é de quatro horas.

O ponto de encontro será a praça Afonso Vizeu, no Alto da Boa Vista (Zona Norte), às 7h30. A saída será às 8h. O retorno está previsto para as 13h. Ao fim do trekking, os participantes poderão almoçar no Bar da Pracinha.

O Parque Nacional da Tijuca foi criado em 1961, mas sua história começou muito antes. Em 1861, o imperador D. Pedro II iniciou o reflorestamento da área após a cidade sofrer com escassez de água, em consequência do desmatamento. Com 39,51 km², o parque inclui áreas turísticas da cidade, como o Parque Lage, a Pedra da Gávea e o Corcovado.

Checklist de equipamentos

Para os participantes, é importante ter na mochila: lanterna com pilhas novas, bastões de trekking, canivete, copo ou caneca plástica, apito e máquina fotográfica e/ou celular. O ideal é evitar roupas de algodão e usar camisa dry fit, agasalho, corta-vento (anorak), boné, chapéu ou viseira e calça de trekking/ginástica ou bermuda. Para calçar, o ideal é a bota para trekking – além de levar um par extra de meias.

A alimentação é outro ponto de atenção. Para se hidratar, o ideal é levar dois litros de água e um repositor energético. Para comer, são recomendados alimentos leves, como barras de cereal, gel de carboidrato, sanduíches, biscoitos doce e salgado, amendoim e castanhas.

Um tubo pequeno de álcool em gel, lenço de papel e papel higiênico são itens essenciais de higiene. Também é importante levar protetor solar, repelente de insetos e remédios de uso pessoal.