AMAERJ | 19 de junho de 2018 12:52

AMAERJ sorteia iPad entre participantes de pesquisa sobre a magistratura

Os magistrados do Estado do Rio de Janeiro que responderem até o próximo dia 30 à pesquisa da AMB “Quem somos? A magistratura que queremos” concorrerão a um iPad, a ser sorteado pela AMAERJ. O sorteio será em 4 de julho, quarta-feira.

Para participar do sorteio, o magistrado deve ser associado à AMAERJ. Basta enviar uma mensagem ao e-mail contato@amaerj.org.br, informando que respondeu à pesquisa. O magistrado que já remeteu as respostas à AMB também poderá participar do sorteio do iPad. É só mandar um e-mail com a informação.

Não será necessário comprovar a participação da pesquisa. O e-mail com o informe sobre as respostas será suficiente para o magistrado disputar o aparelho sorteado.

Leia também: AMAERJ e procuradores tratam de pautas das carreiras
A pedido da AMAERJ, TJ testará Fluxo Automatizado Processual
Em vídeo, Salomão convida magistrados a responder pesquisa da AMB

Magistrados de todo o país têm até 30 de junho para responder à pesquisa. Com perguntas sobre o cenário atual do Judiciário, são necessários de 30 a 40 minutos para responder ao levantamento. Os dados são sigilosos. A pesquisa será usada pela AMB para traçar o perfil da magistratura brasileira e as diretrizes para o Judiciário.

O link foi encaminhado ao e-mail funcional dos juízes e desembargadores de todo o Brasil no fim de maio, durante o 23º Congresso Brasileiro de Magistrados. O acesso é individualizado, o que garante que o questionário pode ser respondido a partir de qualquer dispositivo (tablet, celular etc.).

O magistrado pode responder aos pouco, com as pausas que considerar necessárias. Basta acessar o link novamente para terminar a participação. Após o envio das respostas, aquele link específico deixa de ser funcional e não poderá ser reutilizado.

O link também está disponível no site da AMB. Neste caso, o magistrado terá que preencher o questionário de uma única vez, sem interrupções.

Esta é a segunda vez que uma pesquisa deste porte é realizada. A primeira edição, há 21 anos, foi organizada pelos professores e pesquisadores Luiz Jorge Werneck Vianna e Maria Alice Rezende de Carvalho, da PUC-Rio. Eles seguem à frente do levantamento. O ministro do STJ Luis Felipe Salomão e a presidente da AMAERJ e vice-presidente Institucional da AMB, Renata Gil, coordenam a nova pesquisa.

“Essa é uma oportunidade para o magistrado participar do processo de criação de novas diretrizes para o Poder Judiciário”, disse Renata Gil.

Para Salomão, a iniciativa é “vital para que a magistratura possa se conhecer, idealizar seus próximos passos e verificar quais foram os erros do passado. Ela é muito importante para nos identificar, saber como somos, o que pensamos e como podemos dar os próximos passos”.

O ministro do STJ Antonio Saldanha destacou a necessidade de atualização dos dados. “Tudo que for direcionado à melhoria da situação da magistratura como instituição e do magistrado como pessoa é fundamental. Precisamos ter elementos que vão informar as medidas de gestão que devem ser tomadas. Sem isso, trabalhamos no abstrato”, disse.

“Pesquisas científicas ajudam a direcionar a atuação da entidade. Daí a importância de que todos respondam e ajudem a construir o futuro da magistratura”, afirmou o presidente da AMB, Jayme de Oliveira.

Com os dados, os pesquisadores compararão a magistratura atual e a de 1997. Com aproximadamente 4 mil questionários respondidos por juízes na primeira versão, Werneck Viana organizou o trabalho “Corpo e Alma da Magistratura Brasileira”. Quando o livro foi publicado, ele pôde comparar o Judiciário daquela época com o perfil anterior, de 1970.

O questionário é voltado às condições de trabalho e vida. “Há questões que têm vínculo com o questionário anterior, porque é importante termos a noção de como evoluiu a demografia da categoria ao longo destes 20 anos”, explicou a professora Maria Alice.