AMAERJ | 25 de junho de 2017 17:16

AMAERJ repudia matéria equivocada sobre desembargadores do Rio

A AMAERJ repudia matéria do site “Jornal da Cidade”, que veicula lista com 90 desembargadores do TJ-RJ nomeados durante o governo do ex-governador do Rio Sérgio Cabral, induzindo o leitor a crer, de forma absolutamente equivocada, que teriam sido escolhidos por influência da ex-primeira-dama Adriana Ancelmo.

A publicação, sob o infame título “A extensa lista de magistrados da cota de Adriana Ancelmo”, baseia-se em informações de reportagem da Folha de S.Paulo – que, entretanto, não elencou nenhuma lista.

O “Jornal da Cidade” ignora os critérios basilares de antiguidade e merecimento, que norteiam a nomeação para desembargador de juízes de carreira – 80% dos integrantes do segundo grau do Tribunal de Justiça do Estado do Rio de Janeiro. Essas nomeações seguem critérios internos do Poder Judiciário e não estão sujeitas a ingerência do Poder Executivo.

A publicação fere ainda princípios elementares jornalísticos, como o de checar informações para evitar erros e o de ouvir a outra parte antes da publicação, que lança suspeitas infundadas sobre metade dos desembargadores do Rio de Janeiro. Na era da “pós-verdade”, de “fake-news” e audiência a qualquer preço, a matéria parece ter se pautado unicamente pelo sensacionalismo em busca de cliques da internet.