AMAERJ | 18 de setembro de 2017 15:07

AMAERJ prestigia solenidade no Congresso pelos 45 anos da Ajufe

Presidentes da Ajufe, Roberto Veloso, e da AMAERJ, Renata Gil

Os 45 anos da Associação dos Juízes Federais do Brasil (Ajufe) foram celebrados em sessão solene do Congresso Nacional nesta segunda-feira (18). A presidente da AMAERJ e vice-presidente Institucional da AMB, Renata Gil, participou da cerimônia, no Plenário do Senado.

Também estiveram na sessão o presidente do Senado, Eunício Oliveira, o ministro do Supremo Tribunal Federal (STF) Dias Toffoli, o vice-presidente do Superior Tribunal de Justiça (STJ), ministro Humberto Martins, o presidente da Ajufe, Roberto Veloso, os ex-presidentes da associação Gabriel Wedy e Nino Toldo, e o presidente da AMB, Jayme de Oliveira.

“A Ajufe desempenha um trabalho intenso de fortalecimento do Poder Judiciário e a figura de seu presidente Roberto Veloso enobrece a instituição”, disse Renata Gil.

Roberto Veloso, reiterou que a associação defende o Judiciário e a independência dos juízes para julgar. “Sem que os juízes tenham independência, não é possível se fazer um Judiciário forte, garantidor dos direitos consagrados na Constituição”.

Ele destacou ainda a necessidade de diálogo entre as instituições. “Precisamos de diálogo, de interlocução entre os poderes Executivo, Legislativo e Judiciário, para que o Brasil possa, o mais urgentemente possível, superar a crise na qual ele se encontra”, afirmou.

A Ajufe foi fundada em 20 de setembro de 1972 em Fortaleza (CE) por iniciativa do juiz federal Jesus da Costa Lima, eleito o primeiro presidente da entidade.

A associação congrega todos os magistrados federais de primeiro e segundo graus, e os ministros do Superior Tribunal de Justiça (STJ) e do Supremo Tribunal Federal (STF).

Renata Gil com os ex-presidentes da Ajufe Gabriel Wedy e Nino Toldo

Foto: Jane de Araújo/Agência Senado