Notícias | 03 de maio de 2012 13:50

Associação firma parceria com Instituto A Voz do Cidadão

A Associação de Magistrados do Estado do Rio de Janeiro (Amaerj) assinou contrato, nesta quarta-feira (02), com o Instituto de Cultura de Cidadania – A Voz do Cidadão, para aumentar o engajamento da magistratura no trabalho de conscientização da cidadania na sociedade brasileira. Com a parceria, os associados da Amaerj poderão tratar de assuntos referentes às práticas do Judiciário nos diferentes canais que o Instituto possui na mídia, entre eles: programas na Rádio CBN, Rádio Globo, panfletos informativos e portal na internet. Além disso, o publicitário Jorge Maranhão, idealizador do projeto, realizará palestras e grupos de estudo com os magistrados que tiverem interesse em aprofundar os conhecimentos na causa.

A Associação espera que a parceria motive a adesão da magistratura e aumente o número de associações parceiras do projeto. “A parceria com o Instituto permitirá que a Amaerj desenvolva o projeto Magistratura Cidadã de maneira a otimizar recursos e aproveitar a longa experiência do Instituto em projetos de cidadania”, afirmou o presidente da Associação, Cláudio dell’Orto.

Presidente Cláudio dell’Orto se reúne com o publicitário Jorge Maranhão na Amaerj

De acordo com Jorge Maranhão, a magistratura influencia na formação da conduta social, já que é a razão de ser do próprio estado. Portanto, segundo ele, nada mais apropriado do que disponibilizar espaços na mídia formadora de opinião, para que a magistratura forneça informações sobre a carreira jurídica e defenda a idoneidade da classe, explicando para o cidadão como a organização contribui para o exercício da cidadania. “O Brasil precisa mais do que a legalidade, ele precisa da cidadania enquanto moralidade e da conduta exemplar no espaço público. As causas da magistratura coincidentes com o interesse da sociedade devem ser noticiadas. Não se trata de falar do que a sociedade tem que fazer para a magistratura, mas o que a magistratura faz pela sociedade”, explicou o publicitário.

Para o idealizador do projeto, a parceria com a Amaerj vem para reforçar a importância da adesão do Judiciário no apoio da causa. “A sociedade americana e britânica comprovam através do alto nível de conscientização da cidadania de seus cidadãos, que o trabalho conjunto do sistema cívico, educacional e judiciário fomentam a conscientização da cidadania através do conhecimento”, disse Maranhão.

Futuramente a Amaerj e o Instituto disponibilizarão formulários de cadastramento on-line. Por enquanto, os associados interessados devem entrar em contato com Caroline, da Assessoria de Imprensa da Voz do Cidadão, através do e-mail comunicacao@avozdocidadao.com.br.

Instituto

O Instituto de Cultura de Cidadania – A Voz do Cidadão é uma Organização da Sociedade Civil de Interesse Público – Oscip e foi fundado em 2003. O projeto tem o objetivo de esclarecer e informar os cidadãos sobre seus direitos e deveres e acredita que os próprios cidadãos já conscientes ajudem na formação de outros, formando uma corrente. Atualmente A Voz do Cidadão possui 40 mil seguidores nas redes sociais (Facebook, Twitter etc) e atinge cerca de 800 mil pessoas com os programas que faz nas rádios Globo e CBN. Entre os associados do Instituto estão associações civis, empresas privadas e o próprio cidadão comum.

Fonte: Assessoria de Imprensa da Amaerj