AMAERJ | 06 de junho de 2017 12:08

AMAERJ e Cojes promoverão Turma Recursal Simulada no Juristur

O projeto “Turma Recursal Simulada” será restabelecido pela AMAERJ e pela Cojes (Comissão Judiciária de Articulação dos Juizados Especiais do TJ-RJ). Os estudantes de Direito terão a oportunidade de participar de julgamentos no “Juristur – Conhecendo o Judiciário”, da Associação. Os presidentes da AMAERJ, Renata Gil, e da Cojes, Joaquim Domingos, fecharam a parceria nesta segunda-feira (5).

Também participaram da reunião os juízes Paulo Jangutta, Alexandre Chini e Valéria Pachá. Eles trataram de como será o cadastramento das universidades participantes do projeto.

Na “Turma Recursal Simulada”, os alunos fazem sustentação oral a partir de processos reais. Apesar de fictícia, a sessão tem o mesmo formato de um julgamento real. Os estudantes recebem, com antecedência, processos verdadeiros – sem os nomes reais das partes.

Idealizador do simulado e um dos coordenadores do Juristur, Paulo Jangutta acredita que a sessão é uma ótima oportunidade para o aperfeiçoamento do aluno. Para ele, é um fator de inclusão para o jovem acadêmico que ainda não teve contato com a prática. O juiz destaca que o estudante pode conhecer a dinâmica do julgamento e testar sua persuasão na tribuna.

As inscrições para o Juristur devem ser feitas com Priscilla Mantuano pelo e-mail priscilla@amaerj.org.br.