Notícias | 21 de agosto de 2012 13:45

Amaerj e AMB lançam campanha de valorização da magistratura brasileira no Rio

A Amaerj e a Associação dos Magistrados Brasileiros (AMB) lançaram, nesta segunda-feira (20), a campanha “Olhos Abertos”, que visa promover a magistratura e valorizar a imagem do Judiciário junto à sociedade. Para transmitir a mensagem da campanha à população, o presidente da Amaerj, Cláudio dell’Orto, distribuiu ao lado do presidente da AMB, desembargador Nelson Calandra, panfletos com informações sobre a iniciativa. Os juízes Paulo Mello Feijó, 2º vice-presidente da Amaerj, Renata Gil, vice-presidente de Direitos Humanos da AMB, Luiz Fernando Keppen, diretor Cultural da AMB, e Marcelo Piragibe, da Escola Nacional de Magistratura (ENM), também participaram do lançamento, realizado em frente ao prédio do Tribunal de Justiça do Rio (TJ-RJ).

Magistrados lançaram campanha no Rio em frente ao Fórum

Para Dell’Orto, a campanha, idealizada em 2011 pela Associação dos Magistrados do Paraná (AMAPAR), é uma oportunidade de apresentar para a sociedade a importância do Poder Judiciário na esfera social, mostrando que os juízes e os desembargadores são profissionais que estão preocupados em prestar um bom serviço à população. “O que se pretende é mostrar a sociedade que com um Judiciário forte e independente é a própria sociedade quem ganha, pois tem a garantia dos seus direitos”. Segundo o presidente da Amaerj, a campanha pretende aproximar a sociedade das questões que envolvem a magistratura no país. “Em termos de resultado prático, o que se espera com essa campanha é promover o apoio da população nas iniciativas do legislativo, em prol de uma melhor remuneração dos magistrados, e das leis que asseguram o exercício de direitos e prerrogativas da magistratura brasileira”, explicou o magistrado, que também é diretor da Secretaria de Defesa de Direitos e Prerrogativas da AMB.

Presidente da Amaerj distribui folders da campanha para população

De acordo com o presidente da AMB, o momento é de renovação para a magistratura brasileira e a campanha acrescentará muito para a classe. “Na verdade, se inaugura uma nova fase para a magistratura e o projeto é justamente para trabalharmos com aquilo de bom que temos. Eu creio que tanto a projeção dos filmes, como os folders, como as coisas que foram produzidas em torno da campanha, virão acrescentar e muito para nós juízes, que andamos de algum modo entristecidos, por ver tantas críticas. Em boa hora, então, a AMB e a Amaerj lançam a campanha de valorização da magistratura brasileira”, declarou Calandra.

Magistrados explicam a importância do juiz para a sociedade 

Representando a Associação dos Magistrados do Paraná, o juiz Luiz Fernando Keppen, está otimista para o lançamento da campanha na região fluminense. “A expectativa para o lançamento da campanha no Rio é a melhor possível. Com a campanha buscamos mostrar que o Poder Judiciário precisa ser visto de uma maneira diferente e o Rio de Janeiro é um estado modelo, que tem uma prestação jurisdicional célere” explicou o juiz. Segundo o diretor Cultural da AMB, o projeto foi idealizado a partir da percepção de que a população desconhecia o trabalho do magistrado. “Nos percebemos que as pessoas não tinham o alcance de tudo aquilo que é realizado pelo Poder Judiciário e, por isso, julgavam de maneira inconsequente a magistratura”.

Juíza Renata Gil entrega folder da campanha Olhos Abertos

O juiz Marcelo Piragibe ressaltou a importância do apoio da Amaerj para divulgar o projeto. “Estamos trabalhando em conjunto no Brasil inteiro. A Amaerj encampou e está fazendo um trabalho de frente, importante para todos nós, principalmente nesse momento que a magistratura está sendo tão atacada. O principal objetivo dessa campanha é fazer com que o magistrado assuma o papel de transformador social que lhe é devido” declarou o juiz.

Fotos: Amaerj

Fonte: Assessoria de Imprensa da Amaerj