Cultura | 29 de setembro de 2016 20:17

AMAERJ divulga histórias curiosas de magistrados do Rio e do Brasil

livro-cnj

A partir desta quinta-feira (29), a AMAERJ publicará crônicas do livro “A Justiça Além dos Autos”, recentemente lançado pelo CNJ. A publicação traz os relatos de situações curiosas e peculiares vividas pelos magistrados no exercício da profissão.

Começaremos com “Macumba em Audiência”, que traz a experiência da juíza Vânia Mara Nascimento Gonçalves na 1.ª Vara de Família da Comarca de São João de Meriti. Em certa ocasião, durante uma audiência de separação, enfrentou um caso pitoresco envolvendo um marido, uma esposa e um “santo”. Com perspicácia, a juíza conseguiu conduzir a reunião apenas com as duas partes do processo.

Macumba em Audiência
Juíza de Direito Vânia Mara Nascimento Gonçalves
São João de Meriti / RJ

Sala de audiência da 1.ª Vara de Família da Comarca de São João de Meriti, por volta do ano de 2000. Feito o pregão, entrou uma senhora toda vestida de branco e um pano na cabeça. Seu ex-cônjuge já estava na sala, com o Defensor Público. Ela ficou em pé, atrás da cadeira da sala de audiência, e eu, educadamente, disse-lhe para sentar.

– Não posso sentar, pois fiz a “cabeça” hoje, em um terreno de macumba.

Disse-lhe que não poderia ficar em pé e que teria que sentar, pois dificilmente conseguiríamos conversar, para chegar a um acordo. Ela, então, começou a se tremer e dizer que estava recebendo o “santo”.

Não sei como, mas apareceu o policial militar com a mão na cabeça da parte. A advogada também rezando e mandando o “espírito” se afastar dela. Ligaram para o terreiro, e o pai de santo, por telefone, começou a gritar “sai, satanás” etc…

Depois de uns cinco minutos, e nada acontecendo, eu lhe disse que iria decretar a separação de qualquer jeito, pois era um direito do réu, e, sei lá como, o “espírito” foi embora rapidinho.