AMAERJ | 29 de novembro de 2017 16:52

AMAERJ debate no Congresso PL que criminaliza prerrogativas de advogados

A presidente da AMAERJ, Renata Gil, conversou com deputados, nesta quarta-feira (29), sobre o PL 8347/2017, que criminaliza a violação de direitos ou prerrogativas de advogados. A Associação trabalha pela modificação do texto, com voto em separado da proposta, que tramita na CCJ (Comissão de Constituição, Justiça e Cidadania). A AMAERJ e a AMB se opõem ao projeto como foi aprovado no Senado.

Na terça-feira (28), Renata Gil pediu aos integrantes da CCJ mais tempo para discutir a proposta, pois o texto foi apresentado sem discussão anterior. No fim da sessão, com a ajuda da bancada do Rio, a AMAERJ e a AMB conseguiram um pedido de vista para a discussão do projeto. Leia aqui a nota técnica da AMB sobre o texto.

Leia também: TJ-RJ oferece vagas para remoção de juízes e Grupo de Sentença
AMAERJ dialoga com deputados sobre projetos do Judiciário

O projeto de lei, se aprovado em definitivo, incluirá os artigos 43-A e 43-B no Estatuto da Advocacia (Lei 8.906/1994). São definidas como violações de prerrogativas:

  • impedir o exercício da profissão;
  • impedir o auxílio da OAB em caso de prisão;
  • impedir o acesso de documentos judiciais;
  • impedir a retirada dos autos de processos finalizados por até dez dias, mesmo sem procuração;
  • impedir de ter vista dos processos judiciais ou administrativos;
  • impedir o profissional de auxiliar seus clientes durante investigação;
  • ser preso, antes do trânsito em julgado, em local que não seja Sala de Estado Maior;
  • afrontar a inviolabilidade do escritório ou o sigilo entre advogado e cliente.

O texto diz que, caso o advogado seja conduzido ou preso arbitrariamente, o agente público responsável pelo ato poderá perder o cargo e ser proibido de exercer função pública por até três anos. A prisão de membro da advocacia determinada por decisão judicial, porém, não será crime, mesmo que o entendimento seja reformado nas instâncias superiores.

A Ordem dos Advogados do Brasil será responsável por pedir investigação e diligências sobre eventual violação de prerrogativas. Também poderá solicitar ao Ministério Público admissão como assistente na ação e apresentar ação penal de iniciativa privada.

Atuação da AMAERJ

Renata Gil ainda participou de reuniões com parlamentares para tratar da reforma da Previdência (PEC 287/2016) e do extrateto (PL 6.726/2016).