Notícias | 21 de janeiro de 2013 16:00

Amaerj define Planejamento Estratégico para 2013

A reunião da Amaerj para definir o Planejamento Estratégico de 2013, realizada no dia 18, contou com a participação de mais de quarenta magistrados. O encontro, transmitido ao vivo pelo site da Amaerj, teve início com a prestação de contas. O presidente Cláudio dell’Orto apresentou uma planilha detalhada com toda movimentação financeira da Associação em 2012. Ele explicou os investimentos e custos de cada serviço e fez sugestões para 2013.

Reunião que definiu o Planejamento Estratégico foi realizada na sede central

Departamento de Comunicação

O presidente Cláudio dell’Orto anunciou a saída do juiz Gustavo Quintanilha Telles de Menezes do departamento. O juiz foi convocado pela Presidência do TJ-RJ para assumir a função de Juiz Auxiliar e não poderá acumular os cargos. Ficou decidido que a juíza Andrea Maciel Pachá assumirá o departamento juntamente com o desembargador Antonio José Ferreira Carvalho, que falou sobre as mudanças editoriais nas publicações da Associação em 2013.

Diretoria Cultural

O desembargador Walter Felippe D’Agostino, diretor cultural da Amaerj, apresentou sugestões para os trabalhos da diretoria em 2013. Ele falou sobre a importância de apoiar atividades culturais e facilitar o acesso dos associados às programações. Uma das sugestões foi incentivar a adesão dos magistrados à Associação Amigos Teatro Municipal Rio Janeiro.

Walter D’Agostino apresenta sugestões para os trabalhos da diretoria em 2013

Diretoria Executiva

A Diretoria Executiva também sofreu uma alteração. A juíza Maria Paula Gouvea Galhardo, que ocupava o cargo de Secretária Geral, se afastará da função. A magistrada também foi convocada pela Presidência do Tribunal para assumir a função de Juíza Auxiliar. O juiz Ricardo Alberto Pereira, que era 1º Secretário, agora assume a função de Secretário Geral. 

Projetos Sociais

A desembargadora Cristina Tereza Gaulia, diretora de Projetos Sociais, propôs a criação do “Fundo Sonhar Amaerj”. Segundo a magistrada, o projeto ajudaria pessoas a realizar sonhos de aperfeiçoamento e crescimento profissional, através de um fundo constituído por parceiros institucionais e magistrados voluntários.

Juristur

Em seguida, o juiz Joel Pereira dos Santos e a advogada Francisca Lima, coordenador e secretária do Juristur, respectivamente, apresentaram as conquistas do projeto da Associação ao longo de 16 anos e as propostas para 2013. O projeto visa expandir as parcerias e aumentar a atuação para também oferecer, além das visitas guiadas, palestras para estudantes.  Para este ano o Juristur também pretende focar na interiorização da prática, levando o projeto para comarcas afastadas da capital. 

Juiz Joel Pereira apresenta os projetos do Juristur – Conhecendo o Judiciário

Conselho Deliberativo e Fiscal

A juíza Mafalda Lucchese, membro efetivo do Conselho Deliberativo e Fiscal, falou sobre a criação do projeto “Toda Criança Tem Direito à Filiação”, que visa conscientizar os pais de alunos das redes estadual e municipal de ensino sobre a importância da filiação completa no registro de nascimento. O projeto, que foi implantado em Duque de Caxias e transformado em lei municipal (Lei 2.402/2011), também se tornou lei estadual (6.381/2013). Segundo a magistrada, ainda há um projeto de lei federal, apresentado pelo deputado Alessandro Molon (PT).

Diretoria de Direitos Humanos

A diretora de Direitos Humanos, juíza Denise Appolinária, falou sobre a organização do 1º Prêmio Juíza Patrícia Acioli, que premiou os melhores trabalhos nas categorias Práticas Humanistas e Monografias. A magistrada também confirmou a segunda edição do prêmio, que neste ano pretende aprimorar a premiação e expandir a atuação com grupos de estudos multidisciplinares. 

Diretoria Social 

Em seguida, a juíza Denise Nicoll, diretora Social, apresentou a agenda de eventos regulares da Associação em 2013: Festa dos Aniversariantes do Trimestre nos meses de Março, Junho e Setembro, além da Festa de Final de Ano. Os associados sugeriram ajustes na venda de ingressos da Festa de Final de Ano, que se encerraram em três dias em 2012.

Cerca de quarenta associados da Amaerj participaram da reunião

Colônia de Férias de São Pedro da Aldeia

A desembargadora Elizabete Alves de Aguiar, diretora da Colônia de Férias de São Pedro da Aldeia, fez um balanço anual da sede praiana, que contou com mais de 40 reparos nas instalaçõea. A magistrada também apresentou a programação de 2013, que será divulgada no site da Amaerj.

Diretoria de Desportos

Os juízes Ricardo Starling e Sandro Espindola convidaram os associados a participarem dos Jogos Nacionais da Magistratura, que serão realizados entre 17 e 21 de abril, em São Paulo. Os magistrados também reforçaram o convite para a prática de tênis e futebol na sede campestre, em Vargem Grande.

Coordenadoria de Defesa de Prerrogativas e Direitos dos Magistrados

A juíza Márcia Correia Hollanda, membro da coordenadoria de Defesa de Prerrogativas, relembrou os temas abordados no Ciclo de Debates da Associação: Unificação de Entrâncias, Gabinete do Juiz e Sistema de Informática do TJ-RJ. A juíza falou sobre a importância dos magistrados terem um espaço para debater sobre temas importantes para a carreira e a importância da troca de ideias. A magistrada ainda convidou todos os associados a participarem dos debates que serão promovidos ao longo deste ano.

No encerramento da reunião, o presidente da Amaerj pediu sugestões dos associados para a realização de um Congresso Estadual de Magistrados no Rio de Janeiro. Dell’Orto afirmou que a reunião foi muito produtiva e agradeceu a presença dos magistrados.

Fonte: Assessoria de Imprensa da Amaerj