Notícias | 05 de dezembro de 2012 16:04

Lançamento do livro do advogado José Roberto de Castro Neves lota auditório da Amaerj

Mais de duzentas pessoas compareceram à sede da Amaerj na noite de ontem (04) para prestigiar o lançamento do livro “Medida por Medida – O Direito em Shakespeare”, do advogado José Roberto de Castro Neves. O livro destaca a análise jurídica que consta nas obras de Shakespeare. O presidente da Associação, Cláudio dell´Orto, que à convite do autor elaborou a orelha do livro, destacou a relevância da junção da literatura e do Direito realizada na obra. “As pessoas não se dão conta que Shakespeare teve uma preocupação muito grande com a organização da sociedade e com as leis da época em que ele viveu. Por isso, ele coloca em todos os seus textos algo que tenha a ver com a solução de conflitos, com os pensamentos que existiam na época com relação ao Direito. O grandioso trabalho de pesquisa, que foi realizado pelo José Roberto de Castro Neves, identifica  importantes lições de Direito no teatro de Shakespeare e permite um estudo humanista de conceitos jurídicos relevantes,” explica Dell´Orto.

Presidente Dell´Orto prestigiou o lançamento do livro do advogado José Roberto de Castro Neves

Para o autor José Roberto, a Associação foi o lugar ideal para promover o lançamento da obra, já que é a casa do Direito no Rio de Janeiro. “O juízes tem uma função extraordinária na construção da Justiça, então não poderia ter lugar melhor do que a sede da Amaerj”, declarou. Quando questionado sobre a relevância da abordagem do Direito sob a ótica de Shakespeare, o acadêmico diz que, “Shakespeare era um grande leitor da natureza humana e o nosso Direito cuida exatamente da mesma coisa, da natureza humana. Então, quando você lê, discute e interpreta Shakeaspeare, na verdade você vai desvendar a mesma natureza humana que os aplicadores do Direito irão fazer”, completou o advogado.

Lançamento da obra reuniu mais de 200 pessoas em noite de muitos autógrafos

Além de magistrados, amigos e estudantes do Direito, prestigiaram o lançamento da obra a ministra Ellen Gracie, do Supremo Tribunal Federal (STF), a desembargadora Ana Maria Pereira de Oliveira, presidente do Conselho Deliberativo e Fiscal da Amaerj, e os ex-presidentes da Associação, os desembargadores Luis Fernando Ribeiro de Carvalho (1995 a 1997) e Thiago Ribas Filho (1992 a 1993). A cerimônia de lançamento foi realizada no auditório Renato Lemos Maneschy, na sede da Amaerj.

Dell´Orto, a  desembargadora Ana Maria e os desembargadores Luis Fernando Ribeiro de Carvalho  e Thiago Ribas Filho  estiveram no lançamento

Fonte: Assessoria de Imprensa da Amaerj