AMAERJ | 15 de maio de 2017 15:40

‘A principal conquista foi salvar vidas’, diz jornalista ganhador do Prêmio Patrícia Acioli

Foto: Ministério da Saúde

Neste ano, será promovida a 6ª edição do Prêmio AMAERJ Patrícia Acioli de Direitos Humanos. As inscrições serão abertas em 7 de agosto. A partir de hoje (15), a Associação publicará semanalmente os vencedores do 5º Prêmio. A série começa com o repórter Vinicius Sassine, ganhador na categoria Reportagens Jornalísticas. Ele revelou que, entre 2013 e 2015, a FAB recusou transporte a 153 órgãos destinados ao transplante. No mesmo período, foram autorizadas 716 viagens de políticos.

A série de nove reportagens do jornal O Globo, intitulada “Recusas da FAB impedem transplantes de 153 órgãos”, resultou na decisão do presidente Michel Temer em manter pelo menos uma aeronave da FAB para o transporte de órgãos. Depois da medida, o jornal mostrou que, em apenas três semanas, a reserva de aviões viabilizou 14 transplantes – como o de Ana Júlia, de 8 anos, que recebeu um novo coração e pode voltar a sorrir.

Sassine também conquistou o Prêmio Rei de Espanha de Jornalismo, entregue pelo rei Juan Carlos.

“Foi uma apuração muito difícil, porque todas as informações eram sigilosas. Mas mesmo assim conseguimos apurar e contar o caso de pacientes que morreram após recusas da FAB em realizar os transportes. Não havia obrigação em levar esses órgãos, o que mudou depois da reportagem. Fiquei muito feliz pelos prêmios, mas a principal conquista foi salvar vidas”, disse Sassine.

Leia aqui a série de reportagens.

A cerimônia de premiação de 2017 acontecerá em 6 de novembro. O prêmio se divide em quatro categorias: Trabalhos dos Magistrados, Práticas Humanísticas, Trabalhos Acadêmicos e Reportagens Jornalísticas.